Análise numérica como estratégia didática para o ensino-aprendizagem de resistência dos materiais
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i4.49850Palavras-chave:
Educação em Engenharia, Impressão 3D, Simulação Computacional, Sequência Didática, FreeCADResumo
O ensino através de aulas expositivas e dialogadas de conceitos abstratos utilizando somente quadro e giz ainda são muito comuns nos cursos de engenharia. Para a disciplina de Resistência dos Materiais, presente nos cursos de Engenharia Civil, essa realidade não é diferente. A mudança para uma abordagem mais concreta, pode incentivar a participação ativa dos alunos e desenvolver a compreensão desses conceitos. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica que integra simulação via Método dos Elementos Finitos (MEF) com o softwarelivre FreeCAD, como estratégia didática para o ensino prático de conceitos mecânicos. Para isso, utilizou-se como referência dados obtidos mediante ensaio mecânico de corpos de prova (CPs) cúbicos de 20 mm de aresta, impressos em 3D com material PLA utilizando diferentes padrões de preenchimento e conhecimento teórico. Os resultados teóricos e simulados foram comparados e mostraram boa aproximação para os valores de tensão e deformação, dois conceitos fundamentais na disciplina, destacando a importância da metodologia como ferramenta de ensino e aprendizagem. Além disso, a proposta promove uma metodologia acessível, participativa e que agrega conhecimentos tecnológicos e fomenta práticas pedagógicas inovadoras aos cursos de engenharia.
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