O vazio institucional em escolas frente a casos de assédio sexual
DOI:
https://doi.org/10.47456/mzqwv176Resumo
O artigo analisa a percepção de vítimas de assédio se- xual escolar sobre o despreparo das instituições de ensino para acolher denúncias. Os dados para análise foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com adultos que, à época em que cursavam o ensino fundamental ou ensino médio, sofreram assédio sexual por parte de algum integrante da comunidade es- colar. Para cumprir tal intento, apresenta inicialmente caracterís- ticas importantes que integram as trajetórias educacionais das vítimas para, em seguida, discutir a noção de vazio institucional. Tal ideia indica a ausência de espaços e de mecanismos institu- cionais dentro de escolas para acolherem denúncias de assédio sexual. Por fim, propõe o desenvolvimento de uma educação se- xual nas escolas enquanto um caminho possível para o combate desta prática danosa em ambientes que devem primar pelo res- peito aos direitos dos estudantes.
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