Hibridismo estético e inovações no cinema de animação pós-moderno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/ng61c013

Palavras-chave:

Modernidade, Pós modernidade, cinema de animacao experimental, arte computacional/digital, estética

Resumo

A modernidade e a pós-modernidade são marcadas por rápidas transformações sociais e culturais, resultando em uma desconexão entre o indivíduo, seu grupo social e a cultura, especialmente no final do século XX. O estudo do cinema de animação experimental, em relação a essas fases, busca entender como as novas conceitualizações da arte influenciam o surgimento da arte computacional e digital, levando em consideração a experiência da produção artesanal no contexto cinematográfico. Esta pesquisa se apropria de reflexões sobre a imagem técnica, as relações entre o moderno e o pós-moderno, e o impacto das inovações tecnológicas, como o advento da câmera, na representação artística. O pós-moderno, caracterizado pela hibridação de estilos e práticas estéticas, não se configura como uma superação do moderno, mas como uma condição histórica que questiona a racionalidade da modernidade. O presente artigo explora a crítica contemporânea da arte e suas relações com o cinema de animação, destacando as tensões entre estética e juízo de valor.

Biografia do Autor

  • Natacha de Souza, PPGA-UFES

    Natacha Souza é uma artista e animadora digital, Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-Brasil) e atualmente é mestranda em Artes, na linha Interartes e Novas Mídias do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES, como bolsista pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Espírito Santo FAPES/Brasil, na qual investiga os processos de criação na Concept Art em animações digitais e seus desdobramentos no campo da arte.

Referências

AUMONT, J. Moderno? Por que o cinema se tornou a mais singular das artes. Campinas, SP: Papirus, 2008.

BUCCINI, M; QUARESMA, C, S. Reflexões sobre a interação imagética entre o cinema e a animação. 5º Congresso Internacional de Design da Informação. Florianópolis, 2011.

COELHO, T. Moderno pós-moderno: modos e versões. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Iluminuras, 2001.

DANTO, A. Introdução: moderno, pôs moderno e contemporâneo. In: Após o fim da arte: A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp, 2006.

DUVE, T. Quando a forma se transformou em atitude – e além. In: Arte & Ensaios n. 10. Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Escola de Belas Artes, UFRJ, 2003.

FLUSSER, V. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2008.

GONZAGA, R. M. Da superfície profunda à cadeia fantasmática de imagens. In: 19º Encontro Nacional da ANPAP, 2010, Cachoeira, BA. Anais do Encontro Nacional da ANPAP (CD-ROM). Salvador, BA: EDUFBA, 2010. v. 1. p. 860-875

GREENBERG, C. Estética Doméstica. Tradução de André Carone. São Paulo: CosacNaify, 2002.

MACHADO, A. Arte e mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MORITZ, William. Exploring the Work of Oskar Fischinger. AWN.com, 1997. Disponível em: https://www.awn.com/mag/issue2.1/articles/moritz2.1.html. Acesso em: 8 nov. 2024.

RADHE, M. B. F. Comunicação e Imaginários Culturais. In: Tendências na Comunicação, n. 4. Porto Alegre: L&PM, RBS, 2001.

SANTAELLA, L. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 1.ed. 5. reimp. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SCHNEIDER, C. Visualidade pós-moderna no cinema de animação. In: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do Cearte. UFPEL, v. 1, p. 151-161, 2011.

WELLS, P. Understanding animation. NY : Routledge, 1998.

WOOD, P. A ideia do pós-moderno. In: Arte moderna práticas e debates modernismo em disputa. São Paulo: Cosac. 1998.

ZINMAN, G. A New History of German Cinema. Screen Cultures: German Film and the visual, v. 7. Rochester, NY: Camden House, 2014.

Downloads

Publicado

27-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hibridismo estético e inovações no cinema de animação pós-moderno. (2025). Revista Do Colóquio, 15(25), 121-138. https://doi.org/10.47456/ng61c013

Artigos Semelhantes

1-10 de 348

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.