Salão em crise

tensões entre tradição e ruptura no salão de 1919

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/fn5xdw64

Palavras-chave:

Vieira da Cunha, Salão de Belas Artes de 1919, Crítica de Arte

Resumo

Na crônica que dedica ao Salão Nacional de Belas Artes de 1919, Antônio Vieira da Cunha tece uma crítica contundente à rigidez do academicismo da Escola Nacional de Belas Artes, cuja permanência comprometia a vitalidade da arte brasileira. Observando um panorama de estagnação criativa, o autor denuncia o apego das gerações de artistas a modelos europeus já exauridos, revelando um cenário em que a repetição formal sufoca qualquer possibilidade de renovação expressiva. Em contraponto a esse mimetismo, ele defende a urgência de um olhar voltado à singularidade da paisagem e da cultura nacional, apontando nelas um potencial fértil para linguagens artísticas mais autênticas. Vieira da Cunha evidencia as limitações do modelo pedagógico da ENBA, cuja ênfase excessiva na técnica sufoca a liberdade criativa e inviabiliza a formação de um pensamento artístico autônomo.

Biografia do Autor

  • Vanessa Pereira Vassoler, PPGA-UFES

    Graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2001. Prosseguindo com sua formação acadêmica, obteve o título de Mestre em Artes na mesma instituição em 2018 e atualmente é doutoranda em Artes também pela UFES. Sua linha de pesquisa se concentra na História, Teoria e Crítica da Arte, com investigações sobre caricatura e charge, além de uma análise sobre a crítica da arte no início do século XX. Atualmente, explora temas da crítica de arte feminina a partir da metade do século XX, abordando questões relacionadas ao gênero e à omissão historiográfica dessas mulheres. No campo profissional, atua como professora efetiva de artes na Prefeitura Municipal de Vila Velha, onde compartilha seu conhecimento e paixão pela arte com seus alunos.

  • Almerinda da Silva Lopes, PPGA-UFES/PPGHIS-UFES

    Possui bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1972); graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1976); graduação em Pedagogia com habilitações em Supervisão Escolar e em Administração Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Andradina (1980). Cursou mestrado em História da Arte na ECA-USP- Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1989); doutorado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), com bolsa-sanduíche na Universidade de Paris I (Pantheon Sorbonne); Pós-Doutorado na Universiddade de Paris I (2002). Realizou Estágio Técnico-Científico na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris (2014) e Visita Técnica na Universidade de Paris VIII (2023). Atua como professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de Pós-Graduação e Artes (PPGA) e em História (PPGHIS). É pesquisadora de Produtividade do CNPq (Nível I B). Foi assessora da Área de Artes do CNPq no período de 2018-2022. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria, Crítica e História da Arte, com foco de pesquisa principalmente nos seguintes temas: arte e política, arte moderna, pintura, escultura, gravura, fotografia e arte, arte contemporânea, arte cinética, arte conceitual, colecionismo, exposições de arte.

Referências

CAVALCANTI, Ana; MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes. (Orgs.). UFRJ. Histórias da Escola de Belas Artes: revisão crítica de sua trajetória. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ: NAU Editora, 2016. Disponível em: https://eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/09/Historas-EBA-revisaocritica-20161.pdf. Acesso em: 22 dez. 2024.

CHIARELLI, Domingos Tadeu. Um jeca nos vernissages. São Paulo: Editora EDUSP. 1995.

CHIARELLI, Domingos Tadeu. Um modernismo que veio depois. 1ª ed. São Paulo: Editora Alameda. 2012.

FERNANDES, Cybelle Vidal Neto. CBHA. Das Salas de Aula aos Salões: As Exposições Gerais da Academia Imperial das Belas Artes. Anais do XXII Colóquio do CBHA. Porto Alegre/RS: CBHA, 2002 Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2002/textos/texto15.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.

FONSECA, Bruna Oliveira. UFMG. Gonzaga Duque e Revoluções Brasileiras: um olhar para a História do Brasil. Dissertação. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A3BFSX. Acesso em: 21 dez. 2024.

GILL, R. O século boêmio. Rio de Janeiro: Jornal Dom Casmurro. 19 dez. 1942. Arquivo Biblioteca Nacional.

PALHETA, Alfredo. (pseud. Gonzaga Duque). Belas Artes: Terceira exposição de A. Parreiras. A Semana, ano III, nº 133, Rio de Janeiro, 16 de julho de 1887. In: LEVY, Carlos Roberto Maciel. Antônio Parreiras: 1860-1937, pintor de paisagem, gênero e história. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 198.

PEREIRA, Sonia Gomes. A tradição artística e os envios dos pensionistas da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. In: DAZZI, Camila; VALLE, Arthur (Org.). Oitocentos: Arte Brasileira do Império à República.Tomo 2. Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ/DezenoveVinte, 2010. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/800/tomo2/files/800_t2_a49.pdf. Acesso em: 21 dez. 2024.

PEREIRA, Sonia Gomes. Revisão historiográfica da arte brasileira do século XIX. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Brasil, n. 54, p. 87–106, 2012. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i54p87-106. Disponível em: https://revistas.usp.br/rieb/article/view/49114. Acesso em: 5 jun. 2025.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política: Rio de Janeiro. Ed. UFRJ/Ed. FGV, 1996.

VIEIRA DA CUNHA, Antônio Belisário. Salão de Bellas Artes. Rio de Janeiro: Revista Nacional. Edição 04 setembro de 1919. Acervo Biblioteca Nacional. Setor de periódicos.

Downloads

Publicado

27-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Salão em crise: tensões entre tradição e ruptura no salão de 1919. (2025). Revista Do Colóquio, 15(25), 186-200. https://doi.org/10.47456/fn5xdw64

Artigos Semelhantes

1-10 de 366

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.