Chamadas para publicação em 2021

2020-12-30

No ato da submissão, os autores deverão informar, em “Comentários para o editor”, para qual edição submeterão seus textos.

1ª edição de 2021
v. 15, n. 30 – Qualidade de Voz na Fala e no Canto
Organizadores: Alexsandro Rodrigues Meireles (UFES), Beatriz Raposo de Medeiros (USP) e Flávia Medeiros Álvaro Machado (UFES)
A edição temática Qualidade de Voz na Fala e no Canto objetiva reunir artigos que versem sobre estudos voltados para a análise da voz falada e/ou cantada no que tange todos os aspectos da produção e/ou percepção da fala e/ou canto, sejam acústicos, articulatórios, fonatórios, subglóticos, transglóticos e supraglóticos. Como trata-se de um tema multidisciplinar, serão aceitos artigos de todas as áreas do conhecimento cujo foco seja a qualidade da voz na fala e/ou canto. Com a publicação, espera-se que possamos contribuir para a divulgação dessas duas vertentes do uso da voz, seja recobrindo aspectos linguísticos da fala, seja abordando seu uso profissional.
Prazo para submissão: 15 de abril de 2021 [prorrogado até 30 de abril de 2021] [ENCERRADO]

2ª edição de 2021
v. 15, n. 31 – Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas
Organizadores: Ana Lúcia Tinoco Cabral (USP), Rivaldo Capistrano Júnior (UFES) e Maria da Penha Pereira Lins (UFES)
A edição temática Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas reunirá artigos que contribuam para a discussão de novas abordagens metodológicas nas áreas. Serão aceitos trabalhos que atendam ao seguinte objetivo: promover avanços metodológicos no campo dos estudos do texto, em diferentes modalidades de linguagem e em diferentes suportes.
Prazo para submissão: 15 de maio de 2021 [prorrogado até 31 de maio de 2021] [ENCERRADO]

3ª edição de 2021
v. 15, n. 32 – Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais
Organizadores: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado (UFES), Vanessa Regina Oliveira Martins (UFSCar) e Pedro Henrique Witchs (UFES)
No Brasil, as pesquisas sobre os Estudos Linguísticos e os Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais (ETILS) vêm sendo cada vez mais produzidas e divulgadas. Os diversos desdobramentos pautados nas políticas linguísticas e nas políticas de tradução têm contribuído para a visibilidade das línguas de sinais no país, em especial a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este conjunto de fatores, tais como leis que garantem o uso e o estudo das línguas de sinais, a formação de professores e de tradutores e intérpretes, a luta pela inclusão social do sujeito surdo não apenas na academia, mas na sociedade como um todo, dentre outros, propiciam a expansão dos estudos de análise linguística das línguas de sinais, bem como da tradução e de sua interpretação. Por isso, e edição temática Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais tem como objetivo reunir pesquisas que atravessem esse campo multidisciplinar que é o campo dos estudos linguísticos bem como da tradução e da interpretação de línguas de sinais, nacional e internacionalmente.
Prazo para submissão: 15 de junho de 2021 [prorrogado até 30 de junho de 2021] [ENCERRADO]