Palatalização progressiva das oclusivas alveolares /t/ e /d/

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.47867

Palavras-chave:

Palatalização progressiva, Variação, Percepção linguística, Produção linguística

Resumo

O presente trabalho busca descrever o status social da palatalização progressiva das oclusivas alveolares /t/ e /d/ no PB em pesquisas com enfoque na percepção e/ou produção linguística. Como critério principal, buscamos trabalhos que abordem tal fenômeno em contexto progressivo ou regressivo e apliquem a metodologia da Sociolinguística Variacionista com foco na produção e/ou avaliação linguística (Cf. Weinreich; Labov; Herzog (2006 [1968]); Labov (2008 [1972]). A busca pelos textos foi realizada no período de 24 a 25 de janeiro de 2024. O período escolhido foi de 1996 até 2024 com o intuito de não excluir trabalhos pioneiros sobre o fenômeno da palatalização no PB. O corpus compôs-se de doze estudos primários: dez artigos, uma tese e uma dissertação, entre os quais cinco abordam a perspectiva da percepção linguística da palatalização e sete abordam a produção do fenômeno, apontando os fatores que favorecem ou inibem a aplicação da regra de palatalização. A partir dos resultados de produção e percepção linguística, podemos perceber que o fenômeno da palatalização progressiva é um uso característico da região Nordeste do Brasil, cujo uso pode ser relacionado a pessoas mais velhas, em sua maioria homens. Tal uso sofre pressão social negativa e consequentemente é estigmatizado socialmente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geicilayne Tavares Pelayes, Universidade Federal de Alagoas

    Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade Única de Ipatinga e Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

  • Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Universidade Federal de Alagoas

    Possui Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2012). É professora de Linguística da Universidade Federal de Alagoas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Coordena o grupo de pesquisa Sociolinguística, variação, significados sociais e ensino e possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista.

Referências

DE PAULA, A; PELAYES, G, T. Questão de tempo: a idade e o processo de palatalização progressiva em Santana do Ipanema. Revista Diálogos. v. 11. n. 2. 2023.

FREITAG, R. M. Ko; SANTOS, A. de O. Percepção e atitudes linguísticas em relação às africadas pós-alveolares em Sergipe. In: A fala nordestina: entre a sociolinguística e a dialetologia. São Paulo: Blucher, 2016.

HENRIQUE, P. F. de L.; HORA, D. Um olhar sobre a palatalização das oclusivas dentais no vernáculo pessoense. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal-RN. Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 04 a 07 de setembro de 2012. Natal: EDUFRN, 2012.

HENRIQUE, P. F. de L.; HORA, D. Processos de assimilação envolvendo as consoantes oclusivas dentais /t, d/ no Português Brasileiro. Signum. Estudos da linguagem. v. 18. n. 1. p. 206-230. Londrina, 2015.

HIGGINS, J. et al. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions, version 6.0. Chichester/UK: John Wiley & Sons, 2019.

HORA, D. A palatalização das oclusivas dentais: uma abordagem não-linear. Revista Delta. v. 9. n. 2. p. 175-193, 1993.

LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.

MULROW, C. D. Rationale for systematic reviews. BMJ, London, v. 309, p. 597-599, 1994.

OLIVEIRA, A. A. de. Processos de palatalização das oclusivas alveolares em Maceió. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

OLIVEIRA, A. A. de; OLIVEIRA, A. J. de. Variação diatópica e o processo de mudança na valorização social da palatalização progressiva em Alagoas. Revista Alfa, v.65. São Paulo, 2021.

OLIVEIRA, A. A. de; OLIVEIRA, A. J. Palatalização progressiva de /t/ e /d/ precedidas de fricativa palatalizada em Alagoas: mudança em progresso rumo à estabilização. Caderno de Letras UFF. v. 34. n. 66. p. 395-416. Niterói, 2023.

OLIVEIRA, A. A. de; FALCÃO, A. B. Avaliações acerca da palatalização progressiva por estudantes universitários. Signum. Estudos da linguagem. v.26. n. 12. p. 104-117. Londrina, 2023.

RIBEIRO, C. C. de S; CORRÊA, T. R. de A. Avaliação social da palatalização de /t, d/ em Sergipe. A Cor das Letras. v. 19. n. especial. p. 108-123. Feira de Santana, 2018.

SALES, G. SILVEIRA, E. F. B. da. Percepção sociolinguística da palatalização de /t/ e /d/ próximos a ditongo no Rio Grande do Norte. (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 16, n. 34, p. 106-125, 2022.

SANTOS, L. de F. Realização das oclusivas /t/ e /d/ na fala de Maceió. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística). Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – PPGL-UFAL, Maceió, 1996.

VITÓRIO, E. G. de S. L. A. Acessando o significado social da palatalizacao /t, d/. (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 208-226, 2020.

WEINREICH, U. LABOV, W. HERZOG, M. I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução: Marcos Bagno. - 1. ed. - Parábola Editorial: São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

18-09-2025