A metáfora das partes do corpo na terminologia do petróleo no espaço da CPLP
Angola, Brasil e Portugal em foco
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.47993Palavras-chave:
Metáfora, Terminologia, Petróelo, CPLPResumo
Este trabalho objetiva analisar as metáforas linguísticas das partes do corpo na terminologia do petróleo no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especificamente em Angola, Brasil e Portugal. Como arcabouço teórico, tomam-se como base a Teoria Sociocognitiva da Terminologia (TST), de Termmerman (2000), e a Teoria da Metáfora Conceptual (TMC), de Lakoff & Johnson (1980). Como metodologia, considerou-se como fonte de dados a única obra terminográfica em língua portuguesa sobre o petróleo, intitulada Dicionário do petróleo em língua portuguesa: exploração e produção de petróleo e gás, organizado por Eloi Fernández y Fernández, Oswaldo A. Pedrosa Junior e Ántonio Correia Pinho, resultado de uma colaboração entre Angola, Brasil e Portugal, os três principais países produtores de petróleo no âmbito da CPLP. Com base nas análises, foi possível constatar que o fenômeno da metáfora é bastante expressivo no universo do petróleo, e que muitas dessas metáforas estão associadas a campos semânticos ligados às relações entre homem-mundo, a saber: partes do corpo, animais, vestuário, relações familiares e cores. Selecionou-se, para este trabalho, o campo semântico partes do corpo, no qual analisamos os termos metafóricos cabeça, boca, umbilical, braço, amígdala, perna, garganta, pescoço, dedo e olho.
Downloads
Referências
FERNÁNDEZ, Eloi Fernández y; PEDROSA JUNIOR, Oswaldo A.; PINHO, Antônio Correia de. Dicionário do petróleo em língua portuguesa: Exploração e produção de Petróleo e Gás, uma colaboração Brasil, Portugal e Angola. Rio de Janeiro: Lexikon: PUC – Rio, 2009.
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KOVECSES, Zoltan. Metaphor: A practical introduction. Oxford University Press, 2010.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. University of Chicago press, 1980.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. Madrid: Ediciones Cátedra, 2015.
MACIEL, A. M. B. A metáfora na terminologia ambiental. In: Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Anais. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2011.
MARTINS, Cláudia Susana Nunes. A metáfora na Terminologia: análise de metáforas terminológicas em textos jurídicos do ambiente. 2003. 318f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto.
TEMMERMAN, Rita. Towards New Ways of Terminology Description. The sociocognitive approach. Philadelphia: John Benjamins, 2000.
ULLMANN, Stephen. Semântica: uma introdução à ciência do significado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista (Con)Textos Linguísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
