A metáfora das partes do corpo na terminologia do petróleo no espaço da CPLP

Angola, Brasil e Portugal em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.47993

Palavras-chave:

Metáfora, Terminologia, Petróelo, CPLP

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as metáforas linguísticas das partes do corpo na terminologia do petróleo no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especificamente em Angola, Brasil e Portugal. Como arcabouço teórico, tomam-se como base a Teoria Sociocognitiva da Terminologia (TST), de Termmerman (2000), e a Teoria da Metáfora Conceptual (TMC), de Lakoff & Johnson (1980). Como metodologia, considerou-se como fonte de dados a única obra terminográfica em língua portuguesa sobre o petróleo, intitulada Dicionário do petróleo em língua portuguesa: exploração e produção de petróleo e gás, organizado por Eloi Fernández y Fernández, Oswaldo A. Pedrosa Junior e Ántonio Correia Pinho, resultado de uma colaboração entre Angola, Brasil e Portugal, os três principais países produtores de petróleo no âmbito da CPLP. Com base nas análises, foi possível constatar que o fenômeno da metáfora é bastante expressivo no universo do petróleo, e que muitas dessas metáforas estão associadas a campos semânticos ligados às relações entre homem-mundo, a saber: partes do corpo, animais, vestuário, relações familiares e cores. Selecionou-se, para este trabalho, o campo semântico partes do corpo, no qual analisamos os termos metafóricos cabeça, boca, umbilical, braço, amígdala, perna, garganta, pescoço, dedo e olho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Theciana Silva Silveira, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Linguística, com ênfase em Análise e Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras) da UFMA.

Referências

FERNÁNDEZ, Eloi Fernández y; PEDROSA JUNIOR, Oswaldo A.; PINHO, Antônio Correia de. Dicionário do petróleo em língua portuguesa: Exploração e produção de Petróleo e Gás, uma colaboração Brasil, Portugal e Angola. Rio de Janeiro: Lexikon: PUC – Rio, 2009.

INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KOVECSES, Zoltan. Metaphor: A practical introduction. Oxford University Press, 2010.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. University of Chicago press, 1980.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. Madrid: Ediciones Cátedra, 2015.

MACIEL, A. M. B. A metáfora na terminologia ambiental. In: Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Anais. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2011.

MARTINS, Cláudia Susana Nunes. A metáfora na Terminologia: análise de metáforas terminológicas em textos jurídicos do ambiente. 2003. 318f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto.

TEMMERMAN, Rita. Towards New Ways of Terminology Description. The sociocognitive approach. Philadelphia: John Benjamins, 2000.

ULLMANN, Stephen. Semântica: uma introdução à ciência do significado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

Downloads

Publicado

19-09-2025