Materiais didáticos e estratégias no ensino de PLAc a refugiados afegãos

análise de práticas docentes voluntárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.48310

Palavras-chave:

PLAc, Refugiados, Materiais didáticos, Ensino de línguas, Práticas docentes

Resumo

Este artigo analisa as práticas docentes e os materiais didáticos utilizados no ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) a refugiados afegãos, por meio do Projeto Acolhendo Refugiados Afegãos (PARA) realizada por professores que não possuem formação para o exercício docente. A partir de uma abordagem qualitativa ancorada na Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2009) e os preceitos desenvolvidos para o PLAc por Grosso (2010), São Bernardo e Barbosa (2018), Fiorelli (2022), examinamos os tipos de materiais utilizados, as estratégias pedagógicas adotadas e os desafios enfrentados por professores voluntários sem formação específica para a docência. Os resultados, analisados a partir da triangulação de dados demonstram a centralidade das escolhas didáticas no processo de inclusão linguística e apontam a necessidade de políticas públicas que promovam formação continuada nesse campo.

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Biografia do Autor

  • Zilanezia Silva Lima Santos Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e graduada em Comunicação Social pela mesma instituição. Atuou como coordenadora e pesquisadora bolsista CAPES no projeto Ensino de PLAc para refugiados Afegãos: considerações no processo de ensino e materiais utilizados. É professora voluntária de Português como Língua de Acolhimento na instituição Círculos de Hospitalidade, e revisora particular de textos acadêmicos. 

  • Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá (UA, Espanha), onde também realizou pós-doutorado. Graduada em Letras e em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora Emérita da UESC, onde atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações. Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima (UFRR), bolsista CAPES.

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Publicado

11-09-2025