Materiais didáticos e estratégias no ensino de PLAc a refugiados afegãos
análise de práticas docentes voluntárias
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.48310Palavras-chave:
PLAc, Refugiados, Materiais didáticos, Ensino de línguas, Práticas docentesResumo
Este artigo analisa as práticas docentes e os materiais didáticos utilizados no ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) a refugiados afegãos, por meio do Projeto Acolhendo Refugiados Afegãos (PARA) realizada por professores que não possuem formação para o exercício docente. A partir de uma abordagem qualitativa ancorada na Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2009) e os preceitos desenvolvidos para o PLAc por Grosso (2010), São Bernardo e Barbosa (2018), Fiorelli (2022), examinamos os tipos de materiais utilizados, as estratégias pedagógicas adotadas e os desafios enfrentados por professores voluntários sem formação específica para a docência. Os resultados, analisados a partir da triangulação de dados demonstram a centralidade das escolhas didáticas no processo de inclusão linguística e apontam a necessidade de políticas públicas que promovam formação continuada nesse campo.
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