Neologia e identidade de gênero

uma análise de usos do neologismo boyceta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.48317

Palavras-chave:

Léxico, Neolgia, Identidade de gênero, Boyceta

Resumo

Compreendendo que o léxico se renova constantemente para responder às novidades sociais, o objetivo central deste estudo foi o de analisar a neologicidade e os usos da unidade lexical boyceta, que teve visibilidade no ano de 2024, após um episódio de podcast ir ao ar. Sobre este critério de estabelecimento da neologicidade, ressaltamos que as obras consultadas para verificar o seu (não) registro são referentes aos principais dicionários em língua portuguesa (Frankenberg-Garcia). Refletimos sobre a unidade neológica boyceta e discutimos alguns de seus usos na internet, a partir de um corpus constituído de materiais textuais jornalísticos, de caráter informativo e opinativo, derivados de resultados de buscas no Google. Para corroborar nossas análises, também observamos o interesse pela unidade lexical na internet, a partir da ferramenta Google Trends. Fizemos uso de uma metodologia qualitativo-descritiva e de uma teoria que engloba temas como léxico, neologia e identidade de gênero, partindo de autores como: Biderman (2001), Alves e Maroneze (2018), Woodward (2014), Vicente e Brandi (2021), Jesus (2012), Grossi (1998), entre outros. Os resultados demonstram que alguns usos da unidade lexical são feitos pelo viés do respeito às diversidades e, outros, inversamente, deslegitimam a identidade de gênero denominada boyceta.

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Biografia do Autor

  • Ana Vitória Gomes Moreira, Universidade Federal de Catalão

    Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (PPGEL/UFCAT), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mestra em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFCAT) e licenciada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). 

  • Vanessa Regina Duarte Xavier, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP - 2012), professora dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Catalão, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) desta instituição. Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão (RC) (2007).

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Publicado

18-09-2025