Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i52.33446

Resumo

Ao refletir sobre as relações complexas entre passado e presente na produção dos historiadores, Marc Bloch nos inspira na constituição deste dossiê, que fala de escolas, de processos de escolarização e da profissão docente, em perspectiva histórica. Processos, espaços e sujeitos que têm sido, nos últimos tempos, constantemente atacados e postos à prova – como também o foram em diferentes momentos do passado –, o que reforça a necessidade de revisitarmos, continuamente, as histórias, as memórias e as trajetórias que nos constituem.

É em busca de trazer à cena esses elementos, que reunimos e apresentamos, neste dossiê, um conjunto de trabalhos que tematizam historicamente a Educação. Sob a temática proposta, encontram-se artigos oriundos de investigações que analisam, em âmbitos internacional, nacional e local, questões que envolvem: a profissão docente, no que tange à formação, ao exercício da docência e às incursões políticas; as instituições de ensino e as práticas escolares; e os processos de escolarização dos sujeitos.

Para isso, contamos com a colaboração de pesquisadores/as de diferentes instituições – sete brasileiras e uma estrangeira – que, sob perspectivas e abordagens diversas, problematizam em seus textos elementos da Educação que se conectam. É com base nessas conexões, menos preocupadas com a proximidade temporal e mais com as aproximações temáticas que nos permitem idas e vindas entre diferentes contextos, que passamos a apresentar os artigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-11-22