Sobre a Revista

A Revista Farol é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Espírito Santo. Como periódico da área de Artes, esta revista apresenta-se como um espaço complementar de disseminação da produção teórica sobre arte moderna e contemporânea, História da Arte e pesquisas relacionadas a esses campos.

Notícias

Chamada para publicação

2020-08-18

PRAZO: 15 DE OUTUBRO DE 2020

Seção temática: Dimensão educativa da arte

A revista Farol abre chamada temática para seleção de trabalhos sobre a dimensão educativa da arte. São esperados, para avaliação e publicação em sua próxima edição, textos sobre experiências artísticas educativas que transcendam tanto os lugares usuais da arte, como os da educação. 

Os tópicos de interesse incluem:

- Experiências transdisciplinares entre arte e vida que permitam desvelar a essência do humano e sua capacidade de gerar transformações por meio de posicionamentos, atitudes, pensamentos e diálogos entre o ser e o estar no mundo;

- Propostas artísticas educativas em espaços criadores, considerando o fazer e o pensar sobre a arte, a experiência poética e estética, bem como suas implicações culturais, políticas e filosóficas, e a ampliação do sentido da vida, um dos fins da ação educativa;

- Outras abordagens diversas, que sejam centradas nas experiências educativas da arte em espaços formativos.

Convidamos artistas, professores artistas, artistas professores, professores de arte, arte educadores, educadores sociais em arte, mediadores, curadores, críticos e outros agentes para compartilhar os resultados de suas investigações na revista Farol.

Esta Seção Temática será organizada pelas professoras Regina Johas (UFRN) e Stela Maris Sanmartin, vinculada à linha de pesquisa Interartes e Novas Mídias, do PPGA-UFES.

 

Seção de artigos

A edição da revista Farol também contempla a seleção e publicação de trabalhos sobre temáticas diversas, na Seção de artigos.

Editores: Profa. Dra. Ângela Grando e Prof. Dr. José Cirillo (PPGA/Ufes)

 

Atenção

Antes de submeter o seu trabalho, verifique as nossas normas de submissão e assegure-se de preencher o cadastro completo de seu perfil na revista, o que inclui resumo biográfico, ID ORCID e endereço do Lattes.

Saiba mais sobre Chamada para publicação

Edição Atual

n. 22 (2020)
					Visualizar n. 22 (2020)

O domínio da natureza no sentido de transformar objetos naturais em ferramentas por meio de algum procedimento técnico, vai ser determinante para que a humanidade se diferencie dos demais animais no planeta. O homem apodera-se da natureza e a transforma, criando ferramentas a partir dos objetos naturais; entretanto, ele amplia seu universo de domínio quando compreende que não precisa se limitar apenas à adaptações para superar necessidades cotidianas, mas que ele poderia produzir instrumentos prevendo possibilidades de uso futuro (Fischer, 1981). Outrossim, podemos pensar que arte e técnica são tão antigas quanto a história da humanidade, o que nos leva de volta a Benjamim e a interação entre o mundo técnico e o mundo simbólico, em especial em tempos de materialidades eletroeletrônicas. [...]

Publicado: 2020-09-24

Ensaios

Artigos

Traduções

Ver Todas as Edições