Consumo Consciente de Energia

Conscious Energy Consumption

Autores

  • Priscila Ruberti Berteli Alves Profbio/Ceunes/Ufes https://orcid.org/0009-0002-0855-2224
  • Viviana Borges Corte Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47016

Palavras-chave:

ensino médio, consumo de energia, ensino por investigação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos alunos do Ensino Médio, por meio de abordagem investigativa, sobre o consumo de energia elétrica e a sua relação com o meio ambiente, além de promover a conscientização quanto à relevância do uso responsável para a coletividade, envolvendo as dimensões econômicas e os princípios da sustentabilidade. Inicialmente, houve uma construção do conhecimento por meio de uma abordagem de aprendizagem cooperativa, sobre os conceitos de energia, suas fontes e os impactos ambientais, que foi importante para conectá-los ao tema. Com base em seu conhecimento prévio, os alunos pensaram e discutiram sobre a importância do consumo consciente para o meio ambiente, refletiram sobre seu comportamento diante do gasto de energia e registraram suas hipóteses sobre os eletrodomésticos que, sob sua ótica, são os principais responsáveis pelo maior consumo de energia em sua residência. A maior parte dos alunos acreditava que as lâmpadas e as geladeiras eram os eletrodomésticos que mais consumiam energia. Após a coleta de dados e análise das informações, eles puderam comparar os resultados obtidos com suas conclusões e as hipóteses iniciais. Observa-se que, apesar de uma formação de conhecimento em relação aos tipos de energia e aos impactos ambientais ter apresentado bons resultados, é essencial adotar metodologias que favoreçam a construção de saberes mais consistentes a respeito da geração e uso da energia elétrica, além de favorecer a compreensão sobre as diferenças entre o consumo de água e o uso da energia, considerando que, em diversos momentos, os alunos associaram ambas as situações como pertencentes ao mesmo problema.

Biografia do Autor

  • Priscila Ruberti Berteli Alves, Profbio/Ceunes/Ufes

    Possui graduação em Ciências Biológicas pelo CENTRO UNIVERSITARIO SALESIANO (2015) e especialização em Inovação e Aprendizagem no Ensino de Matemática e Ciências pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA. Atualmente é professor de Ensino Médio- Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral.

  • Viviana Borges Corte, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Biológicas

    Professora associada no Departamento de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Pós doutorado em Educação em Ciências na University of Cape Town - África do Sul. Coordena o Laboratório de Popularização da Ciência - LABPOP, atuando no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e na popularização da ciência. Integra diretoria da Associação Brasileira de Popularização da Ciência - Rede Pop Ciência - Brasil. Professora permanente no Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV/UFES) e no PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Atua como professora nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Biologia e Popularização da Ciência. Coordenadora do PIBID e curadora de exposições de arte e ciência. É mãe de uma linda menina nascida em 2012, sendo esta sua produção de maior relevância e fator de impacto.

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Publicado

26-10-2025

Como Citar

Consumo Consciente de Energia: Conscious Energy Consumption. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 63-77. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47016

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