Consumo Consciente de Energia
Conscious Energy Consumption
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47016Palavras-chave:
ensino médio, consumo de energia, ensino por investigaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos alunos do Ensino Médio, por meio de abordagem investigativa, sobre o consumo de energia elétrica e a sua relação com o meio ambiente, além de promover a conscientização quanto à relevância do uso responsável para a coletividade, envolvendo as dimensões econômicas e os princípios da sustentabilidade. Inicialmente, houve uma construção do conhecimento por meio de uma abordagem de aprendizagem cooperativa, sobre os conceitos de energia, suas fontes e os impactos ambientais, que foi importante para conectá-los ao tema. Com base em seu conhecimento prévio, os alunos pensaram e discutiram sobre a importância do consumo consciente para o meio ambiente, refletiram sobre seu comportamento diante do gasto de energia e registraram suas hipóteses sobre os eletrodomésticos que, sob sua ótica, são os principais responsáveis pelo maior consumo de energia em sua residência. A maior parte dos alunos acreditava que as lâmpadas e as geladeiras eram os eletrodomésticos que mais consumiam energia. Após a coleta de dados e análise das informações, eles puderam comparar os resultados obtidos com suas conclusões e as hipóteses iniciais. Observa-se que, apesar de uma formação de conhecimento em relação aos tipos de energia e aos impactos ambientais ter apresentado bons resultados, é essencial adotar metodologias que favoreçam a construção de saberes mais consistentes a respeito da geração e uso da energia elétrica, além de favorecer a compreensão sobre as diferenças entre o consumo de água e o uso da energia, considerando que, em diversos momentos, os alunos associaram ambas as situações como pertencentes ao mesmo problema.
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