A Educação Ambiental e a problemática dos alagamentos no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil
Environmental Education and the Problem of Flooding in the Municipality of Vila Velha, Espírito Santo, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47055Palavras-chave:
alagamentos, CTSA, educação ambiental crítica, Ensino por investigação, Vila VelhaResumo
Os alagamentos representam uma problemática socioambiental recorrente em Vila Velha, Espírito Santo,Brazil, intensificada pela urbanização desordenada, descarte inadequado de resíduos e deficiências na infraestrutura urbana. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo promover uma intervenção pedagógica no Ensino Médio, articulando a Educação Ambiental Crítica (EAC) à abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), a fim de estimular a reflexão dos estudantes sobre as causas, impactos e possíveis soluções para os alagamentos no município. A metodologia adotada foi de natureza mista, envolvendo questionários, debates, levantamento de dados históricos, formulação e verificação de hipóteses, além da produção de materiais educativos. Os resultados evidenciaram maior sensibilização dos alunos em relação aos impactos locais dos alagamentos, bem como a identificação de causas como deficiência de drenagem urbana, descarte de lixo e mudanças climáticas. Constatou-se ainda a elaboração de propostas de intervenção comunitária, demonstrando avanço no pensamento crítico e na alfabetização científica dos estudantes. Conclui-se que o ensino investigativo, aliado à perspectiva crítica da Educação Ambiental, favorece a formação de sujeitos conscientes e capazes de propor alternativas para enfrentar desafios socioambientais reais.
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