A Educação Ambiental e a problemática dos alagamentos no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil

Environmental Education and the Problem of Flooding in the Municipality of Vila Velha, Espírito Santo, Brazil

Autores

  • Thaina Miranda de Santana Freitas Profbio/Ceunes/Ufes
  • Diógina Barata Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas https://orcid.org/0000-0001-6093-9405

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47055

Palavras-chave:

alagamentos, CTSA, educação ambiental crítica, Ensino por investigação, Vila Velha

Resumo

Os alagamentos representam uma problemática socioambiental recorrente em Vila Velha, Espírito Santo,Brazil, intensificada pela urbanização desordenada, descarte inadequado de resíduos e deficiências na infraestrutura urbana. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo promover uma intervenção pedagógica no Ensino Médio, articulando a Educação Ambiental Crítica (EAC) à abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), a fim de estimular a reflexão dos estudantes sobre as causas, impactos e possíveis soluções para os alagamentos no município. A metodologia adotada foi de natureza mista, envolvendo questionários, debates, levantamento de dados históricos, formulação e verificação de hipóteses, além da produção de materiais educativos. Os resultados evidenciaram maior sensibilização dos alunos em relação aos impactos locais dos alagamentos, bem como a identificação de causas como deficiência de drenagem urbana, descarte de lixo e mudanças climáticas. Constatou-se ainda a elaboração de propostas de intervenção comunitária, demonstrando avanço no pensamento crítico e na alfabetização científica dos estudantes. Conclui-se que o ensino investigativo, aliado à perspectiva crítica da Educação Ambiental, favorece a formação de sujeitos conscientes e capazes de propor alternativas para enfrentar desafios socioambientais reais.

Biografia do Autor

  • Thaina Miranda de Santana Freitas, Profbio/Ceunes/Ufes

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória (2009) e pós-graduação em Libras pela uniDOCTUM (2022). Atualmente é professor de Ciências/Biologia na EEEFM Catharina Chequer situada em Novo México - Vila Velha - ES, atuando como PCA (professor coordenador de área) de 2018 até 05/2023, ajudando a equipe gestora da escola. Trabalhou como professora na Rede Estadual de Ensino desde 2007, entre designação temporária, efetiva e na rede particular de ensino durante seis anos no CEVIM - Centro Educacional Vinicius de Moraes situado em Campo Grande Cariacica, atuando como professora de Ciências nas séries finais do ensino fundamental II. Possui pós-graduação em Libras pela uniDoctum e curso de Libras intermediário com ênfase em sinais religiosos pelo Instituto Recanto de Vida, utiliza o conhecimento dessa língua no cotidiano escolar. Atualmente mestranda no programa de Mestrado Profissional de Ensino em Biologia na Ufes - PROFBIO.

  • Diógina Barata, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo (2004) e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo (2008). Atualmente é professor 3° grau da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: algas marinhas bentônicas, espírito santo, ensino de biologia, taxonomia e ecologia. Atua na área de Educação Ambiental, realizando projetos e publicando nos temas: Educação Ambiental e políticas públicas, Justiça Ambiental e Educação Ambiental nos contextos de ensino formal e não formal.

Referências

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Publicado

26-10-2025

Como Citar

A Educação Ambiental e a problemática dos alagamentos no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil: Environmental Education and the Problem of Flooding in the Municipality of Vila Velha, Espírito Santo, Brazil. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 21-31. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47055

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