Relato de experiência: sequência didática investigativa sobre artrópodes no ensino médio
Experience report: an inquiry-based instructional sequence on arthropods in high school
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47060Palavras-chave:
ensino por investigação, educação ambiental, metodologias ativas, biodiversidadeResumo
O presente relato de experiência teve como objetivo investigar de que forma uma sequência didática baseada em aprendizagem por investigação (Inquiry‑Based Learning - IBL) pode contribuir para o desenvolvimento de competências científicas e de atitudes pró‑conservação em estudantes do Ensino Médio, suprindo lacunas identificadas na formação ambiental e zoológica. Para tanto, foi realizada intervenção em duas turmas de 3ª série de uma escola pública de Serra (ES), envolvendo 45 alunos de 16 a 18 anos. A metodologia incluiu quatro encontros de duas horas cada: (1) problematização do declínio global de artrópodes e formulação de hipóteses, (2) coleta de amostras em área verde ao redor da escola por meio de armadilhas de queda e captura manual, (3) análise taxonômica e debate estruturado sobre impactos antropogênicos, e (4) planejamento de ações conservacionistas para o entorno escolar. Foram utilizados cadernos de campo, murais colaborativos e questionários pré e pós‑intervenção para coleta de dados, que foram analisados quantitativamente (média de acertos em avaliações conceituais) e qualitativamente a partir da Análise de Conteúdo. Como resultado, verificou‑se aumento da média de acertos de 48% para 90% em avaliações formativas e surgimento de categorias atitudinais como empatia, consciência ecológica e motivação para conservação. Observou‑se também melhora nas habilidades de argumentação baseada em evidências e no protagonismo estudantil. Conclui‑se que a utilização de IBL e metodologias ativas associadas a atividades de campo e debate fortalece a consolidação de conceitos e a promoção de atitudes socioambientais, mesmo em contextos de recursos restritos. Recomenda‑se, para futuras implementações, ampliar parcerias técnico‑científicas, integrar plataformas de ciência cidadã e realizar acompanhamento longitudinal das ações de conservação propostas.
Referências
1. ARIFIN Z, SUKARMIN S, SAPUTRO S, KAMARI A. The effect of inquiry-based learning on students’ critical thinking skills in science education: a systematic review and meta-analysis. EURASIA J Math Sci Tech Ed 21(3): em2592, 2025.
2. BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977, 229p.
3. BYBEE RW, LANDIS R. The 5E model: a learning cycle approach for constructivist teaching. In: GESS-NEWSOME J, LEDERMAN NG. Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science education. Cham: Springer, 2001, 319p.
4. BIRD T, LIM K. Digital tools and citizen science for biodiversity education: iNaturalist as a case study. CSTP 5(1): 1-15, 2020.
5. CARDOSO P, BARTON PS, BIRKHOFER K, CHICHORROF, DEACON C, FARTMANN T, FUKUSHIMA CS, GAIGHER R, HABEL JC, HALLMANN CA, HILL MJ, HOCHKIRCH A, KWAK ML, MAMMOLA S, NORIEGA JA, ORFINGER AB, PEDRAZA F, PRYKE JS, ROQUE FO, SETTELE J, SAMWAYS MJ. Scientists’ warning to humanity on insect extinctions. Biol Conservation 242: 108426, 2020.
6. CORNELISSE T, SAGASTA J. The effect of conservation knowledge on attitudes toward arthropods: a case study with urban and suburban students. Anthrozoös 31(3): 283-296, 2018.
7. DEWEY J. Experience and education. New York: Macmillan, 1938, 108p.
8. FERREIRA DV, CRUZ JS, SACRAMENTO JJM, ROCHA MLC, CRISTALDO PF, ARAÚJO APA. Effect of temperature and substrate moisture on group survival of Constrictotermes sp. (Isoptera: Termitidae) under laboratory conditions. Rev. bras. Entomol. 63(1): 9-11, 2019.
9. HAGAY G, BARAM-TSABARI A. Incorporating student interests in science classrooms: a mixed-methods approach. JSTE 26: 103-122, 2015.
10. HERODOTOU C, ISMAIL N, BENAVIDES LAHNSTEIN AI, ARISTEIDOU M, YOUNG NA, JOHNSON RF, HIGGINS LM, KHANAPOSHTANI MG, ROBINSON LD, BALLARD HL. Young people in iNaturalist: a blended learning framework for biodiversity monitoring. IJSE(B) 14(2): 129-156, 2023.
11. JIN Z. Invertebrate-based experiments in biology education: fostering inquiry and scientific thinking. J Biol Education 37(4): 181-187, 2003.
12. KAÇAR T, TERZI R, ARIKAN İ, KIRIKÇI AC. The effect of inquiry-based learning on academic success: a meta-analysis study. IJELS 9(2): 15-23, 2021.
13. LAMPERT EC, MORGAN JM. Bugs on bugs: an inquiry-based, collaborative activity to learn arthropod & microbial biodiversity. ABT 77(5): 323-331, 2015.
14. LOSEY JE, VAUGHAN M. The economic value of ecological services provided by insects. Biosci 56(4): 311-323, 2006.
15. MIRANDA LAT, MENDES FC, FEITOZA LHM, SANTOS DG, SANTOS MG, MACHADO TLS. “Ecologicamente correto”: relato de experiência na aplicação de metodologias ativas para alunos do ensino médio em uma escola de tempo integral do município de Porto Velho (RO). RevBEA 17(6): 512-525, 2022.
16. PEDASTE M, MÄEOTS M, SIIMAN LA, DE JONG T, VAN RIESEN SAN, KAMP ET, MANOLI CC, ZACHARIA ZC, TSOURLIDAKI E. Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. Educ Res Review 14: 47-61, 2015.
17. POTTS SG, BIESMEIJER JC, KREMEN C, NEUMANN P, SCHWEIGER O, KUNIN WE. Global pollinator declines: trends, impacts and drivers. TREE 25(6): 345-353, 2010.
18. REDDICK K, HONAKER J. DIFFERENT: Social-Emotional Learning Using Arthropods - curriculum. The Bug Chicks. Cincinnati, OH: The Bug Chicks. Disponível em: https://www.thebugchicks.com/different-curriculum. Acesso em 26 de agosto de 2025.
19. SÁNCHEZ-BAYO F, WYCKHUYS KAG. Worldwide decline of the entomofauna: a review of its drivers. Biol Conservation 232: 8-27, 2019.
20. SANTOS L, BOCCARDO L. O ensino de zoologia e a pedagogia da alternância: reflexões sobre a prática docente. Braz. J. of Develop 6(11): 85731-85743, 2020.
21. SCHEUCH M, HENDRICH S, PASS G, GRUBER J. Bugs Everywhere! An inquiry-based teaching strategy using arthropods for biology learning in primary school. Poster (ERIDOB 2016), Karlstad (Suécia), 2016, DOI 10.13140/RG.2.2.14464.64007.
22. STORK NE. How many species of arthropods exist on Earth and in the ocean? Annual Review Entomol 63: 31-45, 2018.
23. TSYBULSKY D. Comparing the impact of two science-as-inquiry methods on the NOS understanding of high-school biology students. Science & Educ 27: 661-683, 2018.
24. WAGLER A, WAGLER R. Arthropods: attitude and incorporation in preservice elementary teachers. IJESE 6(3): 229-250, 2011.
25. WAGNER DL, GRAMES EM, FORISTER ML, BERENBAUM MR, STOPAK D. Insect decline in the Anthropocene: death by a thousand cuts. PNAS 118(2): e2023989118, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Vale, Dalana Campos Muscardi, Juliana Castro Monteiro Pirovani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.