Relato de experiência: sequência didática investigativa sobre artrópodes no ensino médio

Experience report: an inquiry-based instructional sequence on arthropods in high school

Autores

  • Lucas Vale Profbio/Ceunes/Ufes https://orcid.org/0009-0001-5510-3520
  • Dalana Campos Muscardi Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação e Ciências Humanas
  • Juliana Castro Monteiro Pirovani Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas https://orcid.org/0000-0002-4157-6503

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47060

Palavras-chave:

ensino por investigação, educação ambiental, metodologias ativas, biodiversidade

Resumo

O presente relato de experiência teve como objetivo investigar de que forma uma sequência didática baseada em aprendizagem por investigação (Inquiry‑Based Learning - IBL) pode contribuir para o desenvolvimento de competências científicas e de atitudes pró‑conservação em estudantes do Ensino Médio, suprindo lacunas identificadas na formação ambiental e zoológica. Para tanto, foi realizada intervenção em duas turmas de 3ª série de uma escola pública de Serra (ES), envolvendo 45 alunos de 16 a 18 anos. A metodologia incluiu quatro encontros de duas horas cada: (1) problematização do declínio global de artrópodes e formulação de hipóteses, (2) coleta de amostras em área verde ao redor da escola por meio de armadilhas de queda e captura manual, (3) análise taxonômica e debate estruturado sobre impactos antropogênicos, e (4) planejamento de ações conservacionistas para o entorno escolar. Foram utilizados cadernos de campo, murais colaborativos e questionários pré e pós‑intervenção para coleta de dados, que foram analisados quantitativamente (média de acertos em avaliações conceituais) e qualitativamente a partir da Análise de Conteúdo. Como resultado, verificou‑se aumento da média de acertos de 48% para 90% em avaliações formativas e surgimento de categorias atitudinais como empatia, consciência ecológica e motivação para conservação. Observou‑se também melhora nas habilidades de argumentação baseada em evidências e no protagonismo estudantil. Conclui‑se que a utilização de IBL e metodologias ativas associadas a atividades de campo e debate fortalece a consolidação de conceitos e a promoção de atitudes socioambientais, mesmo em contextos de recursos restritos. Recomenda‑se, para futuras implementações, ampliar parcerias técnico‑científicas, integrar plataformas de ciência cidadã e realizar acompanhamento longitudinal das ações de conservação propostas.

Biografia do Autor

  • Lucas Vale, Profbio/Ceunes/Ufes

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022) e mestrado em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pela Universidade Federal do Espírito Santo (2025). Atualmente é professor de ensino médio - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência de dados., descoberta de conhecimento., análise de redes de informação e visualização de informação.

  • Dalana Campos Muscardi, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação e Ciências Humanas

    Sou Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2005). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (2008) e Doutora em Entomologia (2013) pela mesma universidade. Tenho experiência em ensino na educação básica e em curso de graduação e pós-graduação em meio ambiente. Atualmente integro o corpo docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, da Universidade Federal do Espírito Santo/Campus São Mateus. Atualmente, minha linha de pesquisa é em Ensino de Ciências e Biologia em diálogo com a Educação do Campo, abarcando temas como ensino aprendizagem, abordagem temática, Educação do Campo, Ensino de Biologia e Pedagogia da Alternância.

  • Juliana Castro Monteiro Pirovani, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas

    Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado e doutorado em Biologia Celular e Estrutural, com ênfase em Biologia Celular, pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora Associada na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus. É membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Pesquisadora do tema Ictiofauna e Carcinofauna Marinha (Reprodução) e do tema Ecotoxicologia (Histopatologia de peixes) do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da Área Ambiental I (PMBA), que vem monitorando a bacia do rio Doce e as áreas marinhas adjacentes à sua foz após a ruptura da Barragem de Fundão (Mariana/MG).

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Publicado

26-10-2025

Como Citar

Relato de experiência: sequência didática investigativa sobre artrópodes no ensino médio: Experience report: an inquiry-based instructional sequence on arthropods in high school. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 105-114. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47060

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