O desenho como prática pedagógica de expressão e comunicação para alunos da Educação Infantil

Autores

Resumo

O desenho é uma forma de linguagem adaptada às diferentes culturas. A comunicação por desenhos é um tipo de linguagem que vem desde os homens primitivos, que deixavam os registros nas cavernas que funcionavam como forma de linguagem. O contato com o desenho acontece, na maioria das vezes, antes que as crianças entrem na escola. As primeiras criações das crianças são feitas por prazer e são tidas como uma prática recreativa ou como brincadeira. Deste modo, têm-se como objetivo analisar a utilização do desenho como prática pedagógica de expressão e comunicação para alunos da Educação Infantil, assim como desenvolver uma aula com uma turma dessa mesma etapa utilizando o desenho como principal metodologia de ensino, verificar quais são os principais pontos expressados e comunicados pelos alunos através da criação de seu desenho e analisar em qual estágio encontra-se o desenho produzido pelas crianças participantes. O objetivo será atingido através do desenvolvimento de aulas práticas com uma turma composta por 15 alunos na faixa etária dos 4 anos de idade de uma escola de educação básica do município de Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo (ES). Metodologicamente, os desenhos serão analisados com base nos estágios de evolução do desenho infantil propostos por Lowenfeld e Brittain. Com base nas representações construídas, os alunos expressaram, de acordo com o grau de desenvolvimento em que se encontram aquilo mais gostam de fazer em seu cotidiano. Cada aluno se encontra em um nível diferenciado, entretanto, em algum momento de seus desenhos, conseguiram demonstrar o que desejavam expressar.

Palavras-Chave: Comunicação. Desenho. Educação Infantil. Expressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Garcia Júnior, Secretaria Municipal de Venda Nova do Imigrante

Graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia.  Pós-graduado em Educação Ambiental, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores e em Práticas e Processos Educativos. Professor da Educação Básica de Venda Nova do Imigrante/ES, atuando na Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Roberto Feitosa.

Manoel Augusto Polastreli Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Alegre

Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) - UFES (Campus Alegre). Professor da Educação Básica de Conceição do Castelo/ES. Professor Orientador de TCC do Curso de Especialização Lato Sensu "Ciência é 10" (UFES). Membro do Comitê Editorial do Periódico Parajás. Graduado em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia. Pós-Graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Educação em Direitos Humanos, Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para a Formação de Professores, Design Educacional, Educação e Gestão Ambiental, Ensino Religioso e Geografia e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos