Desafios da educação contemporânea: como transpor os limites dos muros da escola?

Autores

  • Camila Ribeiro Menotti Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Rogério José Schuck Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Morgana Domênica Hattge Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari - Univates

Resumo

Um dos desafios da educação contemporânea é conseguir transpor os limites dos muros da escola e fazer com que o processo de ensino e aprendizagem ocorra em diferentes contextos. Partindo dessa constatação, o objetivo da experiência vivenciada foi compreender como é possível ensinar e aprender fora das quatro paredes da sala de aula, resgatando o ideal defendido pelos gregos antigos, onde a escola era considerada um ambiente em que se permitia desfrutar de um tempo livre para o estudo e a aprendizagem. Para isso, foi desenvolvida uma atividade de integração, envolvendo professores e alunos do terceiro ano do Ensino Médio, numa caminhada pelo interior da cidade de Venâncio Aires/RS. A experiência corroborou a ideia inicial, pois os envolvidos, ao falarem da atividade, enfatizaram que aprenderam sobre diferentes assuntos que envolviam a sua vida cotidiana e tiveram a oportunidade de ensinar o que sabiam aos demais, assim como tiveram a liberdade de se expressar, abordando temas que até então não são discutidos em sala de aula. A experiência ressalta que o aprender e o ensinar podem ocorrer de forma prazerosa e significativa em diversos momentos e lugares.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Escola. Espaço formal. Espaço informal.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Ribeiro Menotti, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutoranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, mestre em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, especialista em ensino de sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, graduação em filosofia licenciatura plena pela UFSM. Professora de filosofia e sociologia (nível médio) da rede pública estadual do Rio Grande do Sul/RS. 

Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Filosofia PUC/RS. Professor Titular na Universidade do Vale do Taquari – Univates. 

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação (Unisinos). Professora na Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Psicóloga. Doutora em Educação (UFRGS). Professora na Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Relatos de experiência