Cotidiano da Educação Infantil em um bairro de periferia de Linhares – ES

Autores

  • Ana Carolina Cruz Ferreira
  • Antonio Marcos Rocha da Silva Faceli - Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Daylane de Souza Marçal
  • Julyane Simonelli Batista
  • Marcia Perini Valle
  • Rosilene Carriço dos Santos Oliveira

Resumo

                                                                                                                  RESUMO

O seguinte relato de experiências teve como objetivo conhecer o cotidiano de quatro escolas municipais de Educação Infantil de um bairro de grande extensão de Linhares-ES, observando as concepções e práticas desenvolvidas. A metodologia utilizada baseou-se em um roteiro de observação, visita aos CEIM`s, socialização sobre os aspectos observados nas instituições e uma mesa redonda com os gestores das escolas. No que se refere às práticas dos CEIM`s numa visão geral, se assemelham por buscarem valorizar a criança em todo seu processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se que há uma preocupação das escolas com a interação das crianças em que privilegiam o trabalho com jogos e brincadeiras voltados ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social dos educandos. As instituições possuem divergências referentes à estrutura física, à disponibilidade de brinquedos e ao envolvimento da família, o que não desanima o trabalho dos educadores que se adaptam às realidades e tornam a escola um lugar acolhedor.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Cotidiano escolar. Concepções e práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-30 — Atualizado em 2020-07-20

Versões

Edição

Seção

Relatos de experiência