Varal químico: ludicidade no ensino de funções nitrogenadas

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir com a aprendizagem sobre funções nitrogenadas, amina e amida, por meio da ludicidade. A atividade ocorreu com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Coari-Amazonas. O método de pesquisa utilizado para este trabalho apresentou abordagem qualitativo-quantitativo, descritivo e exploratório. Aplicou-se para coleta de dados, um questionário inicial e outro final. Em seguida, houve uma aula expositiva e a aplicação do jogo intitulado “Varal químico”. Os resultados obtidos foram positivos, onde cerca de 96% dos alunos afirmam que o jogo contribuiu para a aprendizagem dessas classes orgânicas.  Além disso, pode-se evidenciar a motivação e o interesse dos discentes em realizar a atividade. O objetivo deste projeto em contribuir com o ensino de Química foi alcançado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Vieira Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. 

Klenicy Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora, mestre e graduada em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Relatos de experiência