A utilização do aplicativo Studio Motus em problemas de cinemática
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47456/7hv9t442Palavras-chave:
Ensino de Física, Linguagem de programaçãooResumo
Este trabalho é um relato do tipo descritivo, no qual se utiliza um aplicativo denominado Studio Motus, desenvolvido para smartphone, como forma de auxiliar os estudantes na identificação de variáveis durante a resolução de problemas envolvendo conceitos de cinemática. O aplicativo, desenvolvido na plataforma App Inventor, facilitou na escolha correta das equações a serem utilizadas na resolução dos problemas envolvendo cinemática. Como resultado da aplicação em sala de aula, houve um significativo avanço dos estudantes com relação a correta interpretação dos enunciados nos problemas propostos. A escolha em utilizar o aplicativo Studio Motus como ferramenta de estudo, floresceu em alguns estudantes a vontade em se aprofundar em novos conhecimentos como simulações em Física e linguagens de programação. No final da aula houve um momento informal com os grupos de estudantes que perguntaram como o aplicativo foi construído demonstrando um interesse para a temática.
Referências
LIMA,Francisca M.J.S;Neto,Pedro E.C.;Esmeraldo,Nádia F.A.Jogos Aplicados ao Ensino de Física-Ensino em Pespectivas v.2 n.2(2021).
OLIMOVNA, Mirzayeva.THE ROLE OF DIGITAL EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN TEACHING PHYSICS.Science and Innovation:International Scientifc Journal Vol.2 ISSUE 4 Apri.2023 (2023) https://doi.org/10.5281/zenodo.7824362.
HSIAO, H. S., Chen, J. C., Chen, J. H., Chien, Y. H., Chang, C. P. & Chung, G. H. (2023). A study on the effects of using gamification with the 6E model on high school students computer programming self-efficacy, IoT knowledge, hands-on skills, and behavioral patterns. EducationalTechnology Research and Development. https://doi.org/10.1007/s11423-023-10216-1.
Tudor, G. (2023). Innovative Teaching of Physics in the Digital Technology Era. Didactica Danubiensis, 3(1), 107–122. Retrieved from https://dj.univ-danubius.ro/index.php/DD/article/view/2481.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fagner de Souza Leite, André Luíz Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






