A utilização do aplicativo Studio Motus em problemas de cinemática

um relato de experiência

Autores

  • Fagner de Souza Leite
  • André Luíz Alves Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/7hv9t442

Palavras-chave:

Ensino de Física, Linguagem de programaçãoo

Resumo

Este trabalho é um relato do tipo descritivo, no qual se utiliza um aplicativo denominado Studio Motus, desenvolvido para smartphone, como forma de auxiliar os estudantes na identificação de variáveis durante a resolução de problemas envolvendo conceitos de cinemática. O aplicativo, desenvolvido na plataforma App Inventor, facilitou na escolha correta das equações a serem utilizadas na resolução dos problemas envolvendo cinemática. Como resultado da aplicação em sala de aula, houve um significativo avanço dos estudantes com relação a correta interpretação dos enunciados nos problemas propostos. A escolha em utilizar o aplicativo Studio Motus como ferramenta de estudo, floresceu em alguns estudantes a vontade em se aprofundar em novos conhecimentos como simulações em Física e linguagens de programação. No final da aula houve um momento informal com os grupos de estudantes que perguntaram como o aplicativo foi construído demonstrando um interesse para a temática.

Biografia do Autor

  • Fagner de Souza Leite

    Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente é professor da educação básica - Ensino Médio, com ênfase em Ensino de Física em atividades experimentais no Laboratório Didático. Atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, juntamente com o Ensino Maker e Robótica Educacional.

Referências

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Publicado

26-08-2025