Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de matemática
desafios e potencialidades à luz da política nacional de educação digital
DOI:
https://doi.org/10.47456/ycykb167Resumo
Este artigo investigou a integração das Tecnologias Digitais (TD) nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, alinhado à Política Nacional de Educação Digital (PNED). A justificativa desta pesquisa reside na necessidade de atualizar a Educação Matemática às competências digitais do século XXI, com o objetivo de reduzir lacunas educacionais e aumentar a motivação dos alunos. O problema central foi como as TD podem ser integradas nos processos educativos de Matemática, considerando os desafios e as diretrizes da PNED. A pesquisa, com abordagem qualitativa e análise documental, utilizou como fonte de coleta de dados a Lei nº 14.533/2023 e uma revisão de literatura de autores que discutem o uso das TD na educação, visando identificar estratégias para essa integração e avaliar seus impactos na motivação dos alunos, na compreensão dos conceitos matemáticos e nas práticas pedagógicas dos professores. Os resultados indicam que a integração das TD auxilia na participação e na compreensão dos alunos. No entanto, foram identificados desafios como a falta de infraestrutura e a formação inadequada dos professores. As considerações finais apontam que a implementação das TD tem o potencial de transformar a Educação Matemática, tornando-a mais personalizada e acessível, destacando a importância da formação contínua dos professores e da melhoria da infraestrutura escolar. Sugerimos que futuras pesquisas explorem possíveis soluções para os desafios identificados e investiguem diferentes estratégias de implementação das TD em outras disciplinas.
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