Investigação de Prismas e Pirâmides por Estudantes do Ensino Médio com o GeoGebra no Celular
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbsmg304Resumo
Este artigo objetiva discutir como a integração do GeoGebra no celular, aliado à Realidade Aumentada, pode contribuir para a aprendizagem de prismas e pirâmides no Ensino Médio. O trabalho é teoricamente embasado no conceito de coletivos seres-humanos-com-mídias, na busca de entender a produção de conhecimento em ambientes educacionais que utilizam tecnologias. A metodologia de pesquisa qualitativa foi escolhida pois foca na coleta de dados de maneira pessoal e interpretativa, e o público alvo foram os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alice Loureiro, localizada em Viçosa – MG. Para coletar os dados da pesquisa, utilizamos gravações de áudio e vídeo, fotografias, folhas das atividades respondidas pelos alunos e registros do pesquisador em um caderno de campo. As conclusões da pesquisa indicam que o GeoGebra 3D com Realidade Aumentada proporciona discussões matemáticas aprofundadas sobre a construção de formas geométricas tridimensionais, despertando a curiosidade dos alunos, em uma dinâmica interativa e colaborativa alinhada com o coletivo seres-humanos-com-mídias.
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