AS TIRAS HUMORÍSTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA

Autores

  • Enedina Cristine Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

O presente estudo teve por objeto de análise as variedades linguísticas percebidas nas tiras humorísticas. Esse tipo de gênero imagético foi o escolhido por retratar com mais evidência a linguagem oral - objeto de estudo da Sociolinguística.

O corpus selecionado e analisado foi obtido por meio de uma pesquisa empírica quantitativa tendo por campo delimitado os livros didáticos adotados para o Ensino Médio das escolas estaduais do município de Aliança-PE.

A pesquisa foi fundamentada na Teoria Variacionista do linguista William Labov, bem como dos estudos dos pesquisadores Maria Maura Cezario e Sebastião Votre.

Os resultados obtidos mostram que mesmo as tiras retratando diálogos informais, a predominância é o uso de uma língua formal, ou seja, há uma falsa oralidade veiculada nesse tipo de gênero.

Biografia do Autor

  • Enedina Cristine Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
    Enedina Cristine da Silva, Profª do Ensino Fundamental II e Médio. Graduada em Letras pela FFPNM - UPE. Especialista em Língua Portuguesa pela UFRPE. Mestranda em Linguística Aplicada pela UFPB desenvolvendo pesquisas na área do gênero imagético.

Publicado

26-10-2012

Edição

Seção

Artigos