O PET Economia e a emancipação social a partir da educação

Autores

  • Vinícius Vieira Pereira

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial, Emancipação social, Permanência estudantil, Desenvolvimento crítico

Resumo

O texto narra a trajetória do autor como tutor do PET Economia entre 2018 e 2024, período marcado por crises políticas, a ascensão da extrema-direita, a pandemia de Covid-19 e o agravamento das desigualdades sociais. Em meio a esse cenário adverso, o PET é retratado como um espaço de resistência, acolhimento e produção crítica. O autor destaca como os estudantes, mesmo diante de adversidades materiais e emocionais, criaram estratégias para manter viva a atuação do grupo por meio de atividades virtuais, podcasts, resenhas e debates sobre temas urgentes como racismo, fascismo, violência de gênero, desigualdade e questões ambientais. A retomada presencial reanimou a vivência universitária e fortaleceu a inserção social do programa, através de iniciativas como o Teatro do Oprimido e o Economês nas escolas. O texto reafirma a potência do PET como prática emancipadora e transformadora, reforçando a importância de políticas de permanência para garantir a participação dos estudantes da classe trabalhadora no ensino superior. Ao final, o autor defende uma universidade que funcione nos moldes do PET: crítica, inclusiva e socialmente comprometida.

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Publicado

11-07-2025