AS CONTRADIÇÕES DA NARRATIVA NEOLIBERAL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA PLATAFORMIZAÇÃO DO TRABALHO

Autores

  • Karlili Trindade Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Plataformização do trabalho. Discurso. Internet.

Resumo

O empreendedorismo ganha fôlego no Brasil em meio a uma crise econômica, política e social, recentemente também uma crise sanitária e uma agenda neoliberal que implementou uma série de medidas de austeridades que ampliaram o desemprego, o trabalho informal e a redução dos direitos. Nesse mesmo contexto, o discurso do empreendedorismo é impulsionado nas redes digitais, principalmente no Instagram, uma rede visual e território de fabricação de sentido que produz imaginários de perfeição. Um levantamento das publicações do Instagram na #empreendedorismo desde 2019, e na #brequedosapps durante as greves dos entregadores de aplicativos nos dias 1° e 25 de julho foi possível identificar as contradições entre o discurso do empreendedorismo e a realidade dos trabalhadores que são considerados empreendedores.
Após a análise, chegou-se à conclusão de que o cotidiano narrado nas redes digitais propaga e
facilita a assimilação dos elementos do discurso, fabricando um imaginário neoliberal. E que
mesmo que existam publicações que confrontem esses elementos, não possuem o mesmo
alcance, por esse motivo, o neoliberalismo tem predominância na fabricação de sentidos em
uma sociedade que vivencia seu cotidiano nas redes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlili Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda do curso de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Referências

DARDOT, Pierre, LAVAL, Christian. “A Nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal”. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

ABILIO, Ludmila. “Uberização: Do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado”. Vol 18. N° 3. Revistas Psicoperspectivas, 2019.

EAGLETON, Terry. “Ideologia: uma introdução”. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

TRINDADE, Karlili. “A falácia do sucesso empreendedor”. Vitória: Anais do Seminário doPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo, 2019.

SAQUET, Marcos Aurélio. “Por uma Geografia das Territorialidades e das Temporalidades”. 2.ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.

Downloads

Publicado

2020-09-28