CINEMA DOCUMENTAL DE MULHERES NO ESPÍRITO SANTO: REVISTA MILÍMETROS – ABD CAPIXABA (2009 – 2019)

Autores

  • Raysa Calegari Aguiar Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Cinema de mulheres. ABD Capixaba. Documentário. Teoria feminista. Arqueologia das mídias.

Resumo

Este trabalho visa apresentar a pesquisa que investiga a existência e busca caracterizar um cinema documental de mulheres produzido no estado do Espírito Santo. O argumento da pesquisa parte do diagnóstico de um apagamento histórico da presença das mulheres na produção cinematográfica e busca, fundamentado na teoria feminista e a partir de uma perspectiva arqueológica das mídias, agir de forma a registrar o trabalho das mulheres cineastas do estado. A metodologia de pesquisa se baseará na análise documental de nove edições da Revista Milímetros, publicação que traz as fichas técnicas dos filmes concorrentes da Mostra Competitiva promovida pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Espírito Santo (ABD-ES). Uma triagem feita a partir da análise das sinopses dos filmes participantes levará a uma seleção final de 17 obras cujas diretoras serão então entrevistadas para que elas mesmas revelem como aconteceu o desenrolar de suas experiências enquanto mulheres criadoras no audiovisual e que elas mesmas revelem a questão de pesquisa que é como se caracteriza um cinema de mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raysa Calegari Aguiar, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda do curso de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Gabriela Santos Alves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Referências

BOLETIM GEMAA nº 7. Raça e gênero no cinema brasileiro 1995-2018, 2020. Disponível em: <http://gemaa.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/2020/04/BOLETIM-ESPECIAL-10- ANOS_FINAL_REVISADO-1-1.pdf>. Acesso em: 29 de junho de 2020.

ELSAESSER, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. Edições Sesc, 2018.

ERLY, Vieira Jr. ALBUQUERQUE, Gabriel Almeida (Org). Plano Geral: Panorama histórico do cinema no Espírito Santo. 1ª ed. Vitória. ES: Centro Cultural Sesc Glória, 2015.

LAURETIS, Teresa de. Através do Espelho: mulher, cinema e linguagem. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 96, jan. 1993. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/15993>. Acesso em: 09 jul. 2020.

MARTINS, Carla. Sob o risco do Gênero: Clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – UFMG. Belo Horizonte, 2015.

OBSERVATÓRIO Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA). Participação feminina na produção audiovisual brasileira (2018), 2019. Disponível em < https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/participacao_feminina_na_producao_audiovisual_brasileira_2018_0.pdf>. Acesso em: 25 de julho de 2020.

SOBRE a ABD Capixaba. ABD Capixaba. Disponível em: <http://abdcapixaba.com.br/sobre- a-abd-capixaba/>. Acesso em: 29 de junho de 2020.

REVISTA Milímetros. Nº 1 . Vitória, ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2009.

__________. Nº 2. Vitória, ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2010.

__________. Nº 3. Vitória, ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2011.

__________. Nº 4. Vitória, ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2014.

__________. Nº 5. Vitória, ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2015.

__________. Nº 6. Vitória ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2016.

__________. Nº 7. Vitória, ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2017.

__________. Nº 8. Vitória, ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2018.

__________. Nº 9. Vitória, ES: Associação Brasileira de Documentaristas Capixaba, 2019.

VEIGA, Roberta. Imagens que sei delas: ensaio e feminismo no cinema de Varda, Akerman e Kawase. In: HOLANDA, Karla (org.). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019.

WILSHIRE, Donna. Os usos do mito, da imagem e do corpo da mulher na re-imaginação do conhecimento. In: JAGGAR, Alison M.; BORDO, Susan R. Gênero, corpo, conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

Downloads

Publicado

2020-09-28