Edições anteriores

  • Anais do 6° Seminário Comunicação e Territorialidades: Caminhos da comunicação no mundo em crise
    v. 1 n. 6 (2020)

    Estes são os anais do 6° Seminário do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sobre o tema “Caminhos da comunicação no mundo em crise”, que aconteceu entre os dias 1º e 29 de setembro de 2020, excepcionalmente de forma remota e virtual, em decorrência da reprogramação de atividades na Universidade Federal do Espírito Santo, ocasionada pela atual pandemia do novo coronavírus. 

    A publicação conta com papers apresentados em nove painéis dos estudantes, divididos da seguinte forma:

    PAINEL 1 (1/9) - Comunicação e crise política: Tensões e disputas do mundo em crise (convidados: Maria Helena Weber e Mauro Pereira Porto) ;

    PAINEL 2 (3/9) - A Sociedade dos Algorítmos: Por uma agenda para uma comunicação democrática frente ao domínio das plataformas (convidado: Carlos d’Andréa);

    PAINEL 3 (9/9) - O papel da Comunicação no contexto do racismo brasileiro (convidados: Pedro Borges, Danieli Balbi e Patrícia Rufino);

    PAINEL 4 (10/9) - Comunicação e Saúde: A covid-19 na pauta dos jornais (convidados: Adauto Emmerich, Mariella Oliveira-Costa, Natália Cancian);

    PAINEL 5 (15/9) - Comunicação, Consumo e Publicidade em tempos de pandemia (convidado: Eneus Trindade);

    PAINEL 6 (17/9) - Ativismo e comunicação em tempos de pandemia: a atuação dos movimentos sociais (convidados: Geisiane Teixeira , Ana Flávia Marques, Lia de Oliveira );

    PAINEL 7 (22/9) - Corpos e existências LGBTQIA+ a partir da arte e cultura (convidados: Ramayana Lira e Thiago Torres);

    PAINEL 8 (24/9) - Comunicação, estética e Feminismo (convidadas: Bernadette Lyra, Mônica Vermes, Patrícia Rufino e Carolina Oms);

    PAINEL 9 (29/9) - Comunicação e resistência em tempos de ódio - convidados: Viktor Chagas (UFF) e João Guilherme Bastos dos Santos (UERJ).

    O evento é considerado de caráter nacional e recebeu pesquisadores de várias universidades brasileiras, além dos professores da Universidade Federal do Espírito Santo e do Póscom. Todo o conteúdo do seminário está disponível no canal do programa de pós-graduação, no YouTube do Programa.

  • Anais do V Seminário Comunicação e Territorialidades: comunicação, democracia e direitos humanos
    v. 1 n. 5 (2019)

    Estes são os anais do V Seminário de Comunicação e Territorialidades, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (PósCom/UFES), realizado em Vitória nos dias 25 e 26 de novembro de 2019. 

    Com o tema "Comunicação, Democracia e Direitos Humanos", o principal objetivo desta publicação é dar visibilidade a estudos, pesquisas e publicações de mestrandos, doutorandos, professores, realizadores de audiovisuais, artistas, profissionais da área, bolsistas de iniciação científica e demais pesquisadores que contribuem para reflexões teóricas e metodológicas no campo da Comunicação.
    A publicação conta com os textos apresentados em quatro Grupos de Trabalho (GT), divididos da sequinte forma: GT1 - Comunicação e Política, GT2 - Comunicação, Gênero, Sexualidade e Racialidade, GT3 - Comunicação, Estética e Linguagens e GT4 - Comunicação e Estudos na Internet.

    As conferências de abertura, com a professora Ana Veloso (UFPE), e as palestras dos professores e professoras do PósCom/Ufes estão disponíveis do canal no YouTube(link is external) do P´rograma.

     

  • Anais do IV Seminário Comunicação e Territorialidades: comunicação contra as desigualdades
    v. 1 n. 4 (2018)

    Esta publicação dos Anais do IV Seminário em Comunicação e Territorialidades: “Comunicação contra a desigualdade” realiza um debate sobre o papel da comunicação na superação das desigualdades sociais, econômicas, raciais, de gênero em um momento de mutações no sistema midiático.

    Os modos de produção se alteram com o ingresso de novos atores comunicacionais, em confronto com processos fundados nos paradigmas de um renovado capitalismo. As mutações dos processos de mediação redesenham os territórios comunicacionais e de representação, reproduzindo e consolidando desigualdades clássicas e criando novas formas de segregação, como as bolhas, que transformam os modos de produção do debate e das decisões políticas.

    As territorialidades abarcam dinâmica que implicam as relações sociais, políticas, econômicas e culturais e que trazem em seu cerne a questão das formas de organização da vida em comum, atravessadas pelo poder, pelo controle, pelas ritualizações, pela linguagem e a técnica. A comunicação e suas mídias tornaram-se maquinarias necessárias para o ser/estar neste mundo ampliado da contemporaneidade.

    Nas suas diversas escalas espaciais, as mídias se justapõem e sobrepõem formando elas mesmas uma territorialidade que incide fortemente sobre outras e sobre o cotidiano. Em um momento em que predomina uma matriz informacional de natureza digital, os mecanismos territoriais podem se desprender das formas consideradas mais rígidas, pesadas e estáticas. Essa dinâmica lança questões sobre a experiência territorial em um espaço ampliado pelos meios digitais, o que abre novas possibilidades de produção da vida social, política ou cultural.

    Fundados nessa nova dinâmica da comunicação, esses movimentos por um lado, protagonizam e reverberam ondas de conservadorismo que assolam o mundo ocidental. Por outro, trazem à cena todas as contradições, conflitos e exclusões que haviam sido suplantadas pelos discursos da identidade brasileira, e que sublimava desigualdades e opressões motivadas pela cor, etnia, gênero, geração, orientação sexual entre outras.

    O IV Seminário em Comunicação e Territorialidades: “Comunicação contra a desigualdade foi realizado entre 17 e 19 de outubro de 2018, no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialisdades (PósCom/Ufes), e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

    ISSN: 2675-3049

     

  • Anais do II Seminário Comunicação e Territorialidades
    v. 1 n. 2 (2015)

    Os Anais do II Seminário Comunicação e Territorialidades, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da UFES (PósCom/Ufes), tem por finalidade promover debates e reflexões de questões atinentes ao campo da Comunicação e suas contribuições e impactos sobre a constituição e processos de produção das territorialidades contemporâneas. O evento busca explorar aspectos conceituais e contextuais da comunicação na produção das territorialidades, estas entendidas como unicidades formadas a partir da experiências socioeconômica, política e cultural, considerando-se que territórios de quaisquer naturezas se articulam por meio de nexos comunicacionais. A contemporaneidade é resultado de múltiplos movimentos que se dão mais em razão de comunicações midiáticas do que dos deslocamentos físicos. Antigas e novas formas de agregações peculiares se mobilizam em torno da comunicação e expressam seus traços particulares, estabelecendo-se um corpus ainda pouco explorado pela pesquisa em Comunicação. O evento também se propõs a promover  o intercâmbio entre pesquisadores e estudiosos de diversas áreas voltadas para o eixo de dabates proposto, além de promover a integração entre a graduação e a pós graduação em Comunicação e áreas afins. ISSN: 2675-3049