COMO O INFOTENIMENTO ESPORTIVO DIGITAL PRODUZIDO PELA GRANDE MÍDIA BRASILEIRA IMPACTA NA QUALIDADE DO JORNALISMO
Palavras-chave:
Infotenimento, Jornalismo esportivo, Jornalismo digital, Indústria cultural, Mídia brasileiraResumo
Este estudo tem como proposta analisar o jornalismo esportivo digital produzido pela grande mídia brasileira, especificamente o infotenimento – junção da informação com o entretenimento –, a fim de verificar se há empobrecimento do jornalismo – e informações disseminadas – por meio deste formato. A proposta é de pesquisa bibliográfica e análise do conteúdo produzido pela grande mídia esportiva, em especial veículos de alcance nacional, como Globoesporte.com, UOL e Jovem Pan, entre 2019 e 2024. A escolha do tema foi devido a este formato ser utilizado exaustivamente nas matérias esportivas na Internet, inclusive com assuntos que não têm nenhum perfil informativo. Pela ótica da economia política da comunicação e também do esporte, o estudo passará por clássicos autores e conceitos como o de espetáculo, de Guy Debord, e indústria cultural, de Adorno e Horkheimer. Também usará o autor Denis de Moraes para analisar as relações de poder da mídia contemporânea. Na parte da produção jornalística, a pesquisa visa discutir como são definidas as pautas neste sistema de infotenimento, que está associado diretamente à busca de receita publicitária – a qual mantém o jornalismo comercial da grande mídia.
Referências
Coxinha e provocações: Twitter do Paraná não se contém após vitória sobre o Coritiba. Globoesporte.com. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/pr/futebol/brasileiraoserie-b/noticia/coxinha-e-provocacoes-t witter-do-parana-nao-se-contem-apos-vitoria-sobre-ocoritiba.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2024.
Jardel confunde Rômulo com Jean Pyerre; meia do Grêmio brinca: “Obrigado, Paulo Nunes”. Globoesporte.com. Disponível em https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/jardel-confunde-jean-pyerre-com-romulo-meia-brinca-obrigado-paulo-nunes.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2024.