O NOTÓRIO SABER COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA CULTURAL:
A RELEVÂNCIA DOS SABERES TRADICIONAIS NAS PERIFERIAS E NA ACADEMIA
Palavras-chave:
Notório Saber, Resistência Cultural, , Hegemonia Cultural, Comunidades Periféricas, Hegemonia, Inclusão AcadêmicaResumo
O presente trabalho busca discutir a contribuição do Notório Saber como referência de resistência cultural dentro e fora das comunidades periféricas, chamando a atenção para a forma como a mesma participa direta e indiretamente na consolidação das identidades presentes em seus territórios, como também na batalha contra a elite dominante que possui o controle da hegemonia cultural. Além disso, buscamos discutir a influência dos mestres e mestras nas universidades como forma de romper o padrão eurocêntrico que ainda se assola no mundo acadêmico. Dessa forma, este trabalho se apresenta como uma revisão bibliográfica através da qual recorremos a autores como Gramsci (1978), Hall (2016), Hooks (2019), Kellner (2001), entre outros, que nos serve de base para discussão do tema. A pesquisa demonstra que ao valorizarmos esses saberes encontrados nas comunidades periféricas e que são disseminados pelos mestres e mestras não apenas ajudamos a perpetuar a inclusão, mas também a desafiar as narrativas hegemônicas que levam essas comunidades e seus mestres a invisibilidade e exclusão de seus saberes.
Referências
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