A religiosidade em sala de aula: as potencialidades de um ensino religioso voltado para uma cultura laica

Religiosity in the Classroom: The Potential of Religious Education Focused on a Secular Culture

Autores

  • Antonio Carlos Coelho

Palavras-chave:

Interação., Ensino., Religiosidade., Liberdade., Religião.

Resumo

A presente análise, como parte de uma pesquisa de mestrado sobre diálogo inter-religioso, aborda a presença da religiosidade no espaço público escolar, tendo o Ensino Religioso como eixo facilitador desse encontro dialógico. O objetivo é compreender de que forma essa religiosidade, mesmo que sutil, é interpretada pelos integrantes desses espaços públicos, tomando como ponto de partida cinco unidades do ensino público municipal de Belo Horizonte-MG, e como ela é abordada por alunos e professores. Para isso, adotamos uma metodologia baseada em levantamento bibliográfico bem como em redes midiáticas, priorizando discursos e estudos relevantes, além de uma consulta sistemática a referências especializadas. A análise revela que, na maioria das escolas, não há professores com formação superior em Ciências da Religião para lecionar a disciplina de Ensino Religioso. Muitos docentes professam uma fé específica, o que, em muitos casos, impõe uma visão de mundo que dificulta a criação de um espaço dialogal diante da pluralidade que deveria caracterizar o ambiente escolar. Concluo que, principalmente, na ausência de uma abordagem verdadeiramente laica, que não contempla a diversidade religiosa. Essa prevalência de uma pedagogia deus é amor sugere uma tensão entre o princípio da laicidade e a realidade cotidiana, em que valores religiosos ainda influenciam as práticas educativas e a percepção de professores e alunos.

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Publicado

20-05-2025