Atuação do fisioterapeuta e organização do serviço docente em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v27i1.42791

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação, Sistema Único de Saúde, Atenção Terciária à Saúde

Resumo

Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, um dos maiores e mais complexos sistemas públicos de saúde do mundo, assegura o acesso universal à saúde. A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) foi criada como estratégia de qualificação profissional em consonância com os princípios e diretrizes do SUS. Objetivos: Descrever os desafios e vivências do fisioterapeuta na função de preceptor em um Programa de RMS, com área de concentração em Urgência e Emergência nos cuidados intensivos. Métodos: Estudo qualitativo, narrativo e de caráter descritivo-exploratório, desenvolvido no contexto de um Programa de RMS entre janeiro de 2022 e agosto de 2023. O relato foi estruturado a partir das observações de fisioterapeutas preceptoras e dividido em quatro fases: planejamento e organização do serviço; discussões clínicas baseadas em evidências; processo avaliativo; e enfrentamento de desafios no exercício da preceptoria. Resultados: Os principais desafios relatados envolveram o tempo reduzido para planejamento e acolhimento dos residentes, dificuldades na elaboração e execução das atividades propostas, ausência de incentivo financeiro compatível com as responsabilidades da preceptoria e escassez de oportunidades de formação continuada para os preceptores. Conclusão: A sistematização da experiência das preceptoras possibilitou a identificação de fragilidades relevantes na organização e desenvolvimento do programa, com destaque para a inexistência de carga horária específica, ausência de incentivos e limitações na qualificação pedagógica. O reconhecimento desses desafios pode subsidiar estratégias de aprimoramento das práticas docentes e da qualidade dos Programas de RMS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ministério da Saúde (BR). Sistema Único de Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2023 [citado 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sus

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Internet]. Brasília: Presidência da República; 1988 [citado 2024]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Silva LB. Residência multiprofissional em saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Katalysis. 2017;21(1):200–9.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Resolução nº 5, de 7 de novembro de 2014 [Internet]. Diário Oficial da União. 2014 nov 10 [citado 2024]. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=34&data=10/11/2014

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Resolução nº 1, de 21 de julho de 2015 [Internet]. Diário Oficial da União. 2015 jul 22 [citado 2024]. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=16&data=22/07/2015

Bispo Júnior JP. Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação. Hist Ciênc Saúde-Manguinhos. 2009;16(3):655–68.

Brasil. Presidência da República. Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969 [Internet]. Brasília: Presidência da República; 1969 [citado 2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0938.htm

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. COFFITO [Internet]. Brasília: COFFITO; 2024 [citado 2024 set 21]. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=2350

Araújo AS, Silva TP, Pereira IN, Lima PF, Silva LA, Ferreira AN, et al. A influência da integralidade como princípio doutrinário da política do Estado brasileiro para a saúde na formação acadêmica do fisioterapeuta. Rev Bras Fisioter Integr. 2019;12:113–20.

Alves AN. A importância da atuação do fisioterapeuta. Ensaios Ciênc Biol Agrar Saúde. 2012;16(6):173–84.

Gastaldi AC. Fisioterapia e os desafios da COVID-19. Fisioter Pesqui. 2021;28(1):1–2.

Ministério da Saúde (BR). Resolução nº 7, de 24 de fevereiro de 2010 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2010 [citado 2024]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0007_24_02_2010.html

Furtado MVC, Costa ACF, Silva JC, Amaral CA, Nascimento PGD, Marques LM, et al. Atuação da fisioterapia na UTI / Physiotherapy performance at UTI. Braz J Health Rev. 2020;3(6):16335–49.

Gomes DC, Seima MD, Ferrari AS, Capistrano FC. A preceptoria em enfermagem: contribuições e desafios na residência. In: Associação Brasileira de Enfermagem. Os sentidos da inovação tecnológica no ensino e na prática do cuidado em enfermagem: reflexões do 18º SENADEN e 15º SINADEN [Internet]. Brasília: ABEn; 2023. p. 37–43. Disponível em: https://publicacoes.abennacional.org.br/ebooks/e20-sinaden-senaden-cap5

Lima DF, Lima LA, Schultz D, André TC. Como vai, jovem professor? O recrutamento de fisioterapeutas não licenciados para o cargo de professor. Cad Educ Saúde Fisioter. 2022;9(19):e915.

Carneiro EM, Teixeira LMS, Pedrosa JIS. A residência multiprofissional em saúde: expectativas de ingressantes e percepções de egressos. Physis. 2021;31(3):e310317.

Mussi RFF, Flores FF, Almeida CB. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educ. 2021;17(48):1–18.

Alves CC, Netto MC, Sousa APG, Devincenzi MU. Relato de experiência da atuação do nutricionista em residência multiprofissional em saúde. Rev Nutr. 2016;29(4):597–608.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Resolução nº 2, de 13 de abril de 2012. Brasília: MEC; 2012. p. 1–8.

Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Resolução CNRMS nº 3, de 4 de maio de 2010. Brasília: CNRMS; 2010. p. 1–2.

Auto BSD, Vasconcelos MVL, Peixoto ALV. Clinical skills assessment and feedback in pediatric residency. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2021 [citado 2024];45(2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200030

Meneses LBA, Leite VS, Pereira AJ, Rocha RCS, Fernandes MCV. Vivendo a formação de preceptores e tutores: uma experiência refletida. In: Rede Unida, organizador. Série Vivências em Educação na Saúde. 1ª ed. Porto Alegre: Rede Unida; 2018. p. 61–74.

Cavalcanti IL, Sant’Ana JMB. A preceptoria em um programa de residência multiprofissional em oncologia: carências e dificuldades. Rev Eletr Gestão Saúde. 2014;5(3):1045–54.

Downloads

Publicado

18.06.2025

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Atuação do fisioterapeuta e organização do serviço docente em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: relato de experiência. RBPS [Internet]. 18º de junho de 2025 [citado 9º de novembro de 2025];27(1):e42791. Disponível em: https://publicacoes.ufes.br/rbps/article/view/42791

Artigos Semelhantes

1-10 de 1282

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.