Teoria Histórico-Cultural: Perspectiva para uma prática pedagógica inclusiva
Resumo
Este artigo tem como objetivo debater sobre as contribuições de Vigotski acerca dos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento de pessoas com deficiência no que implica o conceito de defectologia e compensação sociopsicológica, o uso de recursos acessíveis e caminhos indiretos, para que a aprendizagem não tenha limites para o sujeito. Também será apresentado um relato de experiência que teve como foco uma estudante, público-alvo da Educação Especial, matriculada no 9º ano dos anos finais do ensino fundamental, em uma das escolas da rede municipal de São Mateus. O contexto histórico da Educação Especial, bem como as práticas pedagógicas são também abordados. As reflexões sobre a importância da Literatura na prática pedagógica e as implicações na aprendizagem e no desenvolvimento do estudante público-alvo da Educação Especial são consideradas como meio de interação e conhecimento. Por fim, o reconhecimento de que a Teoria Histórico-Cultural contribui nas reflexões sobre a inclusão social e educacional da pessoa com deficiência.