Sobre a Revista

ISSN 1980-0096.

Foco e Escopo

A principal finalidade do periódico é constituir um espaço virtual de debate  que resulte em idéias originais e iniciativas transformadoras, É exigida a  originalidade do texto submetido à revista. Convidamos a todos a acessar e contribuir com a manutenção da revista mediante a publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e documentos historiográficos de autoria de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres.

Contamos com o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, uma vez aprovado o texto para publicação ele será disponibilizado em até 30 dias em nosso site, não sendo necessário que o autor aguarde o fechamento de uma edição para ter seu texto publicado. Nossa periodicidade de edições é quadrimestral, sendo publicadas duas edições por ano. Cada edição não possui paginação sequencial; os textos são registrados com um número de identificação único (elocation-id) que pode ser utilizado como referência. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos e resenhas encaminhadas à Revista Ágora passarão por uma pré-seleção em que se avaliará a pertinência dos textos em relação à proposta temática da revista. Uma vez aceitos na pré-seleção, os artigos serão encaminhados a dois pareceristas que, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas da revista, podem:

  • Recomendar a publicação, com ou sem sugestões (cabendo ao autor acatá-las ou não);
  • Aprovar mediante reformulação, o que implica o reenvio do texto ao parecerista após as alterações realizadas pelo autor;
  • Recusar a publicação.

No caso de dois pareceres discordantes, o texto será enviado a um terceiro parecerista. Convém ressaltar que os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial, uma vez que os nomes dos autores dos textos (e sua filiação institucional) não são divulgados aos avaliadores. Para alcançar uma "avaliação cega por pares", na escolha dos pareceristas, os editores buscarão evitar possíveis conflitos de interesse.

As resenhas passarão por uma avaliação, realizada pelo editor ou membros do Conselho Editorial da revista, quanto ao tratamento da temática abordada, clareza da redação e concordância com as propostas da Revista Ágora. Para avaliação dos textos do dossiê, cada organizador montará, em conjunto com o Conselho Editorial, uma comissão que envolverá os organizadores, os conselheiros da revista e pareceristas ad hoc.

Periodicidade

Revista Ágora é um veículo de divulgação científica de periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

A Revista Ágora é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Link: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/  

Política de Direito de Autor

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY- SA e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.

Política de Detecção de Plágio

Os artigos submetidos passam por prévia avaliação de plágio no Turnitin. Se o texto contiver mais 15% de semelhanças, tirando as frases entre aspas e bibliografia, o artigo é recusado por não atingir a meta de originalidade do periódico.

Política de Arquivamento

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY- SA e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.

Copyrights

Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma licença do CC BY-SA 4.0

Patrocinadores