Quando a cidade ensina

arte pública como ferramenta de inclusão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/anwk8453

Palavras-chave:

Arte e inclusão; arte pública;, percepção sensorial.

Resumo

Visando o melhor desenvolvimento e a valorização do ser humano sob diversas perspectivas sociais, esta pesquisa se insere num contexto de estudo e reflexão sobre as possibilidades de aprendizagem e inclusão, especialmente no que tange à experiência perceptiva de pessoas com deficiência em relação a arte pública e a cultura local. Diante disso, foram desenvolvidas propostas arte educativas, adaptadas e multissensoriais, que propõe uma abordagem integrada as percepções sensoriais como elementos essenciais na construção do conhecimento artístico, para serem experimentadas com o público de usuários da APAE, do município de Domingos Martins. A pesquisa se insere dentro dos estudos realizados no Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes - LEENA/UFES, sobre arte pública capixaba, que se estende para um estudo de caso, combinada a observação participante e entrevistas com os usuários da APAE. 

Biografia do Autor

  • Rosely Kumm, PPGA-UFES

    Artista plástica, arte educadora e pesquisadora capixaba. Sua carreira é marcada por uma abordagem interdisciplinar, conectando a arte a diversas áreas do conhecimento humano. Atualmente, Rosely é mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES e pesquisadora no Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes - Leena/Ufes. Seu trabalho de pesquisa, criado no âmbito da arte e da arte educação, busca investigar a percepção espacial por meio da cultura local e da arte pública. Além de sua contribuição acadêmica, Rosely Kumm exerce um papel significativo na comunidade como arte educadora voluntária na APAE do Município de Domingos Martins. Nesse contexto, ela se empenha em desenvolver práticas artísticas que promovem a inclusão e o desenvolvimento, utilizando a arte pública como uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e coletivo.

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Publicado

27-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Quando a cidade ensina: arte pública como ferramenta de inclusão educacional. (2025). Revista Do Colóquio, 15(25), 56-71. https://doi.org/10.47456/anwk8453

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