A Escola também é lugar para a “La Ursa”!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/zk74hv93

Palavras-chave:

cultura popular,, ensino de arte, la ursa

Resumo

Este trabalho apresenta como uma turma do quarto ano de uma escola municipal em Abreu e Lima, PE, vivenciou o Carnaval pernambucano por meio da brincadeira da La Ursa. A metodologia adotada foi qualitativa, com enfoque descritivo, bibliográfico e com observação sistemática e participante. As aulas de arte foram conduzidas com base na Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa. Como resultados, destacaram-se o desenvolvimento da empatia, do trabalho em equipe, da resolução de conflitos e da participação democrática, evidenciada pela escolha coletiva do tema.  

Biografia do Autor

  • Jevison Santa Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Graduação em Música pela UFPE (2005) e Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN, 2011). Possui especialização em Psicopedagogia (FATIN, 2014), em Ciências da Religião (FETAC, 2022) e Licenciatura em Pedagogia (UNAR, 2022). Atua como professor na educação básica no município de Abreu e Lima, PE.

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Publicado

27-06-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

A Escola também é lugar para a “La Ursa”!. (2025). Revista Do Colóquio, 15(25), 222-233. https://doi.org/10.47456/zk74hv93

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