Cartografias do desvio
intervenções e disputas simbólicas em “Espaço de Continuidade” (2016) e “La Bruja” (1981)
DOI:
https://doi.org/10.47456/m8ehzp78Palavras-chave:
memória coletiva, patrimônio cultural, arte contemporânea, intervenção artísticaResumo
O presente artigo analisa as relações entre memória coletiva e patrimônio cultural na arte contemporânea, utilizando uma abordagem comparativa entre duas obras: “Espaço de Continuidade” (2016), de João Cóser, e “La Bruja” (1981), de Cildo Meireles. Ambas exploram a construção e ressignificação de espaços públicos, com ênfase na interação e participação do público. A metodologia aplicada consiste na análise qualitativa e comparativa dos elementos materiais e simbólicos presentes nas intervenções artísticas. Os resultados sugerem que essas práticas artísticas funcionam como instrumentos de preservação e transmissão de memória cultural, conectando passado e presente, e reafirmando o potencial da arte contemporânea como legado cultural vivo, capaz de questionar os limites tradicionais da arte institucionalizada.
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