Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem por objetivos promover a divulgação da produção acadêmica sobre a educação nas suas múltiplas relações, além de contribuir para debates de questões relacionadas com o contexto educacional em suas diferentes dimensões.

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, resultados de projetos de pesquisa e reflexões de temas na área de Educação.

Os artigos devem apresentar resultados originais com abordagem inédita de trabalhos de investigação e/ou  de reflexão teórico-metodológica, não sendo permitida  a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

O periódico publica, também, resenhas e traduções, assim como entrevistas com personalidades de destaque nacional e internacional. 

As resenhas devem efetuar um estudo crítico de textos recentemente publicados ou de obras consideradas clássicas da área. Deve apresentar, obrigatoriamente, a referência bibliográfica completa, esperando-se que contenham comentários e julgamentos sobre as ideias contidas na obra, a metodologia empregada, a relevância do tema e da abordagem para a área, bem como a posição do(s) autor(es) no debate acadêmico.

A revista recebe os trabalhos em fluxo contínuo e também recebe proposta de Dossiês. Os dossiês deverão ter um caráter interinstitucional, abordando temáticas de relevância para a área. Devem ser formalizadas e somente serão analisadas mediante:

a). Apresentação da temática comum (EDUCAÇÃO) que será tratada nos artigos;

b). Lista dos autores, inclusive do(s) autor(es) estrangeiro;

c). Afirmação de comprometimento dos organizadores com o processo de operacionalização do dossiê.

Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol.

A revista tem publicação semestral e Qualis B2 na área de Educação.

O prazo médio de avaliação dos textos é de 90 dias.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos, dossiês e traduções recebidos serão submetidos a uma avaliação preliminar por parte da Comissão Editorial, que examinará se cumprem os requisitos formais. Após essa análise, serão encaminhados a pareceristas ad hoc, com título de doutor, que avaliarão a relevância do tema abordado para a área da Educação. Os pareceristas poderão recomendar a sua aceitação, recusa ou sugerir reformulações. 

A revista adota o sistema duplo-cego (blind review), de modo a assegurar que os nomes dos pareceristas permaneçam em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

A Comissão Editorial informa que o conteúdo expresso nos artigos publicados é de inteira responsabilidade dos seus autores. 

Periodicidade

A Revista terá periodicidade semestral e publicará:

I – artigos;

II – resenhas de livros;

III – dossiês;

IV – traduções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sobre a Revista

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem por objetivos promover a divulgação da produção acadêmica sobre a educação nas suas múltiplas relações, além de contribuir para debates de questões relacionadas com o contexto educacional em suas diferentes dimensões.

Indexadores e Bases de Dados

Nacionais

DIADORIM

EDUBASE (UNICAMP)

PORTAL IBICT 

PORTAL PERIÓDICOS CAPES

Portal de periódicos UFES (http://peridicos.ufes.br)

Educa - base de dados UFMG

Internacionais

Directory of Open Acess Journal (DOAJ, Suíça)

LATINDEX (México)

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, not charge any fees for published texts , and also by submitted for evaluation, review , publication , distribution or download.


Declaração de Direito Autoral

Os artigos submetidos a revista Revista Cadernos de Pesquisa em Educação estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento,  consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0

A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Sponsors

Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Histórico do periódico

Convidamos os leitores a se cadastrarem no serviço de notificação de publicação da revista. Clique em Cadastro no menu superior da página. O cadastro permitirá ao leitor receber o Sumário via e-mail a cada nova edição. A lista procura também reivnidicar um nível básico de apoio ou de leitura. Leia a Política de Privacidade da revista, que assegura aos leitores que os nomes e endereços informados não serão utilizados para outros fins.