História do teatro-educação como cultura escolar e sua institucionalização como disciplina (1961-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i52.33823

Palavras-chave:

História da Cultura Escolar, Disciplina de arte, linguagem teatro, Teatro-educação

Resumo

Este artigo recupera a trajetória da disciplina de arte no contexto da cultura escolar, mais especificamente, no que se refere à linguagem do teatro e suas metodologias na sala de aula. A problemática se inseriu na reflexão dos lugares do teatro na cultura escolar. Tendo como fonte a legislação educacional, utilizamos, para análise, teóricos, como Certeau (1998), Chervel (1990), Julia (2001), Viñao Frago (2008) e Lahire e Thin (2001). Estudos sobre teatro-educação, como Japiassu (2008), Santana (2002), Soares (2009) e Cabral (2018) também foram explorados. Concluímos que a presença do teatro na cultura escolar ocorreu de maneiras diferentes, a depender do momento histórico, pois há espaços que possibilitam que o prescrito seja transgredido.

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Biografia do Autor

Thiago Marques Leal, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – PPG/UEM, na Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar (HEDUCULTES).

Ednéia Regina Rossi, Universidade Estadual de Maringá -

Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – PPE/UEM. Líder do grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar (HEDUCULTES). Atualmente é professora convidada na Universidade de Genebra/Suíça e membro do Laboratoire de recherche Innovation Formation Education (LIFE).

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Publicado

2020-11-05