Jogos que se sabem jogos

notas sobre a análise metaficcional nos videogames

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i2.47204

Palavras-chave:

metaficção, videogames, metodologia, análise

Resumo

O artigo explora os desafios metodológicos na análise da metaficção nos videogames, propondo um diálogo entre a teoria literária e os estudos de games. O texto discute como a autorreferencialidade se manifesta nos jogos, enquanto elementos narrativos e mecânicos interagem com o jogador. A partir da pesquisa de propostas anteriores, destacam-se os desafios de construir metodologias que considerem as especificidades e complexidades de cada jogo, como regras, mecânicas e esquemas metaficcionais, sem desconsiderar contribuições de outras áreas. O artigo defende uma abordagem tanto metataxonômica, na qual os esquemas metaficcionais emergem a partir do corpus analisado, quanto contextual, na qual a metaficção pode ser compreendida como um ponto de partida para discussões sobre cultura e sociedade, contribuindo para consolidar os estudos de games como campo interdisciplinar.

Biografia do Autor

  • Matheus Rodrigo Serafim Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

    Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor de Design Digital Interativo no curso de Sistemas e Mídias digitais da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa jogos digitais e sua linguagem, bem como narrativas interativas e culturas web. 

  • Ricardo Jorge de Lucena Lucas, Universidade Federal do Ceará

    Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Jornalista. Pós-Doutorando em Informação e Cultura junto à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. 

Referências

AARSETH, Espen J. (1997). Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore, The Johns Hopkins University Press.

A LENDA DO HEROI (2016). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedores: Dumativa, Castro Brothers. Distribuidor, Dumativa. [Consult. 06-03-2024]. Disponível em https://store.steampowered.com/app/389170/A_Lenda_do_Heri__Edio_Definitiva/?l=brazilian

BERNARDO, Gustavo. (2008). “Como a ficção responde à pergunta ‘quem sou eu?’”. Revista Eletrônica do Vestibular UERJ. [Consult. 06-03-2024]. Disponível em https://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=40

BERNARDO, Gustavo. (2010). O Livro da Metaficção. Rio de Janeiro, Tinta Negra.

BOOTH, Ruth; JAYEMANNE, Darshana. (2021). “Boundless, Terrifying Freedom’s: Ecocriticism and Ludographic Metafiction in Final Fantasy VII: Remake (2020)”. 42nd International Conference on the Fantastic in the Arts, 18-21. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://rke.abertay.ac.uk/ws/portalfiles/portal/32046006/Jayemanne_Boundless_TerrifyingFreedom_Published_2021.pdf

CAMPOS, Haroldo de. (2013). Transcriação. Org. M. Tápia e T. M. Nóbrega. São Paulo, Perspectiva.

COX, James. (2014). “The Four Types of Metafiction in Videogames”. Informa Tech. Game Developer. [Consult. 08-03-2024]. Disponível em https://www.gamedeveloper.com/design/the-four-types-of-metafiction-in-videogames#closemodal

COX, James. (2022). “Metafiction Videogames”. Games Learning Society, ed. 11. ETC Press. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em: https://press.etc.cmu.edu/articles/metafiction-videogames

DOKI DOKI LITERATURE CLUB! (2017). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedor: Team Salvato. Distribuidor, Team Salvato, Disponível em https://store.steampowered.com/app/698780/Doki_Doki_Literature_Club/

EARTHBOUND, Super Nintendo Entertainment System (SNES). (1994). Desenvolvedores, APE Inc., HAL Laboratory. Distribuidor, Nintendo.

FEST, Bradley J. (2016). “Metaproceduralism: The Stanley Parable and the Legacies of Postmodern Metafiction”. Wide Screen, v. 6, n. 1. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em: https://widescreenjournal.org/wp-content/uploads/2021/06/metaproceduralism-the-stanley-parable-and-the-legacies-of-postmodern-metafiction.pdf

GOMES, Renata. (2009). “Narratologia & Ludologia: um novo round”. VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Eletrônico. Rio de Janeiro. [Consult. 08-08-2023]. Disponível em http://www.sbgames.org/papers/sbgames09/culture/full/cult21_09.pdf

HOWARD, Kenton T. (2024). “The (un)Lucky Carder: Inscryption, Submission, and Metafictional Games”. ELO (Un)linked, v. 2. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://stars.library.ucf.edu/elo2024/hypertextsandfictions/schedule/2

HUIZINGA, Johan. (2012). Homo Ludens. São Paulo, Perspectiva.

HUTCHEON, Linda. (1984). Narcissistic Narrative: The Metafictional Paradox. Nova Iorque/Londres, Methuen.

INSCRYPTION. (2021). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedor, Daniel Mullins Games. Distribuidor, Devolver Digital. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://store.steampowered.com/app/1092790/Inscryption/

IRMÃO GRANDE & BRASILEIRO 2. (2021). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedor, Virgula Leal. Distribuidor, Jogo Joia. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://store.steampowered.com/app/1569520/IRMO_Grande__Brasileiro_2/

JUUL, Jesper. (2019). Half-real: Videogames entre regras reais e mundos ficcionais. São Paulo, Edgard Blücher.

KRAUSE, Gustavo B. G. (2008). “Continuidade Dos Parques: Machado de Assis e Julio Cortázar”. XI Congresso Internacional da ABRALIC – Tessituras, Interações, Convergências. [Consult. 06-03-2024]. Disponível em https://abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/002/GUSTAVO_KRAUSE.pdf

LEE, Yun-Su; KIM, Myoung-Jun. (2020). “Narrative and Directive Features of Metafiction Games”. Journal of Digital Contents Society, v. 21, n 9, pp. 1607-1616. [Consult. 08-03-2024]. Disponível em http://journal.dcs.or.kr/_common/do.php?a=full&b=12&bidx=2131&aidx=25610

MARVEL VS. CAPCOM 3: Fate of Two Worlds. (2011). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedor, CAPCOM. Distribuidor, CAPCOM. [Consult. 06-03-2024]. Disponível em https://store.steampowered.com/app/357190/ULTIMATE_MARVEL_VS_CAPCOM_3/

MURRAY, Janet. (2017). Hamlet on the Holodeck, Updated Edition: The Future of Narrative in Cyberspace. Cambridge, MIT Press.

ONESHOT (2016). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedor, Future Cat. Distribuidor, Komodo. [Consult. 06-03-2024]. Disponível em https://store.steampowered.com/app/420530/OneShot/

PAREYSON, Luigi. (1997). Os Problemas da Estética. São Paulo, Martins Fontes.

PAVEL, Thomas. (1986). Fictional Worlds. Cambridge, Harvard University Press.

REICHMANN, Brunilda T. (2006). “O que é metaficção? Narrativa narcisista: o paradoxo metaficcional, de Linda Hutcheon”. Scripta Uniandrade, n. 04, pp. 333-47. [Consult. 10-03-2014]. Disponível em https://www.yumpu.com/pt/document/read/12577920/o-que-e-metaficcao-narrativa-narcisista-uniandrade

SALDANHA, Núria. (2021). “Investimento em games clássicos movimenta milhões”. CNN Brasil. [Consult. 27-07-2023]. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/business/investimento-em-games-classicos-movimenta-milhoes/

SALEN, Katie T.; ZIMMERMAN, Eric. (2004). Rules of Play: Game Design Fundamentals. Londres, MIT Press Cambridge.

SANTAELLA, Lucia. (2009). “O paroxismo da autorreferencialidade nos games”, in L. Santaella e M. Feitoza (orgs.). Mapa do Jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo, Cengage Learning, pp. 51-66.

SCHELL, Jesse. (2008). The Art of Game Design: A Book of Lenses. Estados Unidos, Morgan Kaufmann.

SCHUBERT, Stefan. (2021). “Playing with (Meta)Fictionality and Self-Reflexivity in the Video Game The Stanley Parable”, in E. Fülöp, G. Priest and R. Saint-Gelais (orgs). Fictionality, Factuality, and Reflexivity Across Discourses and Media. De Gruyter. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/9783110722031-014/pdf?licenseType=restricted

SERAPHINE, Frederic. (2018). “Ethics at Play in Undertale: Rhetoric, Identity and Deconstruction”. Proceedings of DiGRA. [Consult. 22-02-2024]. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/327962804_Ethics_at_Play_in_Undertale_Rhetoric_Identity_and_Deconstruction

SOUTH PARK: The Stick of Truth (2014). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedor, Obsidian Entertainment. Distribuidor, Ubisoft. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em: https://store.steampowered.com/app/213670/South_Park_The_Stick_of_Truth/

SPEARMAN, Peter. (2022). “Doki Doki Literature Club: Cute Girls, Violence, and Your Computer”. PARtake: The Journal of Performance As Research, v. 5, n. 1. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://doi.org/10.33011/partake.v5i1.917

THE STANLEY PARABLE (2011). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedor, Galactic Cafe. Distribuidor, Galactic Café. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://store.steampowered.com/app/221910/The_Stanley_Parable/

UNDERTALE. (2015). Microsoft Windows, PC Game. Desenvolvedor, Toby Fox. Distribuidor, Toby Fox. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://store.steampowered.com/app/391540/Undertale?snr=1_7_15__13

UPTON, Brian. (2015). The Aesthetic of Play. Cambridge, The MIT Press.

VUJICA, Petra. (2023). Meta-narrative in BioShock games. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estudos da Língua Inglesa), Universidade de Zadar, Departamento de Língua Inglesa, Croácia. 34 p.

YI, Qi; CHUNG, Jeanhun. (2023). “A Study Based on Alienation Theory to Analyze Different Modes in Meta-Fictional Games”. International Journal of Internet, Broadcasting and Communication, v. 15, n. 4. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://www.earticle.net/Article/A440386

ZAVALA, Lauro. (2007). Ironías De La Ficción Y La Metaficción En Cine Y Literatura. Cidade do México, Universidad Autónoma Metropolitana.

ZHU, Feng. (2018). “The freedom of alienated reflexive subjectivity in The Stanley Parable”. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 26, n. 1. [Consult. 28-11-2024]. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1354856517751389

Downloads

Publicado

23-08-2025

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Jogos que se sabem jogos: notas sobre a análise metaficcional nos videogames. (2025). Simbiótica. Revista Eletrônica, 12(2), 12-38. https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i2.47204