Game Jams como produção político-cultural
a GameJamPlus sob ótica do marco legal dos jogos brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i2.47218Palavras-chave:
game jams, game studies, políticas públicas, multidisciplinaridadeResumo
Este artigo explora o impacto das Game Jams, com foco específico na GameJamPlus como uma plataforma de produção cultural, desenvolvimento de comunidades de prática e fomento à indústria de jogos no Brasil. A partir de dados quantitativos-qualitativos, analisa-se o papel das Game Jams na capacitação e profissionalização de empresas do setor, bem como sua influência na formulação de políticas públicas e editais de fomento para a cultura nacional. O estudo inclui entrevistas com Márcio Filho, influente na criação do Marco Legal dos Jogos no Brasil e Juliana Brito, CEO da GameJamPlus, para fornecer uma visão aprofundada das dinâmicas da indústria e da colaboração no desenvolvimento de jogos. A discussão é fundamentada em teorias de Game Studies relacionadas aos afetos, engajamento, imersão e cognição, alinhando perspectivas multidisciplinares das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas substancializadas como Educação e Comunicação.
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