Beyoncé e representatividade

análise de artigos científicos que pautam questões de raça, gênero e outros marcadores sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i2.47297

Palavras-chave:

Beyoncé, Representatividade, Marcadores Sociais da Diferença

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar como a artista Beyoncé tem sido estudada em artigos científicos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, considerando gênero, raça e outros marcadores sociais da diferença presentes em sua trajetória de vida e em sua arte. O estudo foi realizado por meio de um levantamento na base de dados multidisciplinar Scopus, totalizando a análise de 41 artigos em língua inglesa. Os resultados revelaram que a temática do feminismo é a mais recorrente, com 11 dos artigos recuperados, e que a maioria das autorias são de mulheres, o que levanta questões sobre a presença feminina na academia. Por fim, conclui-se que Beyoncé é uma potência musical mundial e um ícone relevante que representa diversos grupos historicamente negligenciados pela sociedade. Sua representatividade amplia discussões e estudos relevantes, com apontamentos que podem ajudar na reflexão sobre pessoas negras, mulheres e LGBTQIA+, entre outros.

Biografia do Autor

  • Leandro da Conceição Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é bibliotecário-documentalista pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. 

  • Paulo Melgaço da Silva Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Pós-doutor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (pertencente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e professor no Programa de Pós-graduação em Ensino das Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Referências

ACUFF, Joni; KLETCHKA, Dana C. (2020). “Liberté, egalité, fraternité: a black feminist analysis of Beyoncé performing “APESHIT” in the Louve”. The International Journal of the Inclusive Museum, v. 13, n. 1, pp. 13-36. [Consult. 13-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.18848/1835-2014/CGP/v13i01/13-36

ADOGAME, Afe; AMWE, Ruth V. (2021). “Leveraging African spirituality and popular culture betwixt Africa and the African diaspora”. Journal for the Academic Study of Religion, v. 34, n. 3, pp. 242-266. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://journal.equinoxpub.com/jasr/article/view/21027

AMARAL, Gabriela F. (2016). Who run the world? Girls! O polêmico feminismo em Beyoncé Knowles. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 54 p.

ANDRADE, Rani. (2020). “Representatividade: o que isso significa?” Politize. [Consult. 23-03-2025]. Disponível em https://www.politize.com.br/representatividade/

BAADE, Christina. (2019). “A complicated transformation: Beyoncé, ‘Blue’ and the politics of black motherhood”. Popular Music and Society, v. 42, n. 1, pp. 42-60. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1080/03007766.2019.1555887

BARDIN, Laurence. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70.

BERGER, Peter L. (1985). O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo, Paulinas.

BERTH, Joice. (2019). Empoderamento. São Paulo, Pólen.

BEYONCÉ; Adichie; CHIMAMANDA, Ngozi. (2013). ***Flawless. YouTube. [Consult. 12-06-2023]. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iyuuwons9by

BRITZMAN, Deborah P. (1996). “O que é esta coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo”. Educação e Realidade, v. 21, n. 1, pp. 71-96. [Consult. 22-03-2025]. Disponível em https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71644

BURNS, Chelsea. (2020). “The racial limitations of country-soul crossover in Bobby Womack's BW goes C&W, 1976”. Journal of Popular Music Studies, v. 32, n. 2, pp. 112-127. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1525/jpms.2020.32.2.112

BUTLER, Judith. (2017). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 13. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

CHATMAN, Dayna. (2015). “Pregnancy, Then It's “back to Business”: Beyoncé, black femininity, and the politics of a post feminist gender regime”. Feminist Media Studies, v. 15, n. 6, pp. 926-941. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14680777.2015.1036901

CHATZIPAPATHEODORIDIS, Constantine. (2017). “Beyoncé's slay trick: the performance of black camp and its intersectional politics”. Open Cultural Studies, v. 1, n. 1, pp. 406-416. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1515/culture-2017-0038

CHINA, Addie S. (2020). “Racialization and gender in tumblr: Beyoncé as a raciolinguistic semiotic resource”. International Journal of the Sociology of Language, v. 2020, n. 265, pp. 81-105. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.degruyterbrill.com/document/doi/10.1515/ijsl-2020-2104/html

CHUNNU, Winsome. (2020). “Under the eagles wings: America, god shed a tear on thee”. Cultural Studies, v. 20, n. 5, pp. 468-470. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1532708619885401

CRENSHAW, Kimberlé. (2002). “Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero”. Estudos Feministas, v. 10, n. 1, pp. 171-188. [Consult. 13-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011

DIAS, Eduardo W.; NAVES, Madalena M. L. (2013). Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed. rev. Brasília, DF, Briquet de Lemos.

DILLARD, Cynthia B. (2021). “When black is [queen]: towards and endarkened equity and excellence in education”. Equity & Excellence in Education, v. 54, n. 1, pp. 19-27. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1080/10665684.2020.1863884

DURKHEIM, Émile. (1996). As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo, Martins Fontes.

EBERHARDT, Maeve; VDOVIAK-MARKOW, Madeline. (2020). “‘I ain't sorry’: African American English as a strategic resource in Beyoncé’s performative persona”. Language & Communication, v. 72, pp. 68-78. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S027153092030029x

EDGAR, Amanda N.; TOONE, Ashton. (2019). “‘She invited other people to that space’: audience habitus, place and social justice in Beyoncé’s lemonade”. Feminist Media Studies, v. 19, n. 1, pp. 87-101. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1080/14680777.2017.1377276

FELDMAN, Margeaux. (2016). “Undutiful daughters: growing up in feminism and psychoanalysis”. Psychoanalysis, Culture & Society, v. 21, pp. 232-241. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1057/pcs.2016.4

FOUCAULT, Michel. (1988). História da sexualidade. 8. ed. Rio de Janeiro, Graal.

GÁMEZ FUENTES, María José; GÓMEZ NICOLAU, Emma; MASEDA GARCÍA, Rebeca. (2016) “Celebrities, gender-based violence and women’s rights: towards the transformation of the framework of recognition?”. Revista Latina de Comunicación Social, v. 71, pp. 833-852. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/775/1178

GAMMAGE, Marquita. (2017). “Pop culture without culture: examining the public blacklash to Beyoncé’s super bowl 50 performance”. Journal of Black Studies, v. 48, n. 8, pp. 715-731. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.jstor.org/stable/26574534?seq=1

GOMES, Marilise. (2020). “Beyoncé faz 39! Confira as vezes em que a cantora entrou para história da música”. Purepeople, [Consult. 10-03-2023]. Disponível em https://www.purepeople.com.br/noticia/beyonce-iconica-7-provas-que-a-cantora-e-um-fenomeno-da-musica_a300700/1

GOMES, Nilma L. (2007). Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte, Autêntica.

GRAHAM-JACKSON, April L.; MOELLER, Robert. (2023). “Black scale: constructing ‘haunted’ overpasses as relational methodologies”. The Professional Geographer, v. 75, n. 4, pp. 655-662. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1080/00330124.2022.2134149

GRIFFIN, Farah J. (2011). “At last…? Michelle Obama, Beyoncé, race & history”. Daedalus, v. 140, n. 1, pp. 131-141. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.jstor.org/stable/25790448?seq=1

GRUBER, Elisabeth; KALKBRENNER, Michael T.; HITTER, Tracie L. (2022). “A complex conceptualization of beauty in Latinx women: A mixed methods study”. Body Image, v. 41, pp. 432-442, 2022.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio A. (2003). “Como trabalhar com ‘raça’ em sociologia”. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, pp. 93-10. [Consult. 12-06-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100008

HALL, Z. (2017). “The shrews are drunk in love”. Popular Music and Society, v. 40, n. 2, pp. 151-163. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03007766.2015.1101276

HALLIDAY, Aria S. (2020). “Twerk sumn! theorizing black girl epistemology in the body”. Cultural Studies, v. 34, n. 6, pp. 874-891. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09502386.2020.1714688

HALLIDAY, Aria S.; BROWN, Nadia E. (2018). “The power of black girl magic anthems: Nicki Minaj, Beyoncé and ‘feeling myself’ as political empowerment”. Souls, v. 20, n. 2, pp. 222-238. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10999949.2018.1520067

HENRY, Tamara. (2018). “Reimagining religious education for young, black, christian women: womanist resistance in the form of hip-hop”. Religions, v. 9, n. 409, pp. 1-11. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.mdpi.com/2077-1444/9/12/409

HOBSON, Janell. (2018). “Remnants of Venus: signifying black beauty and sexuality”. Women’s Studies Quarterly, v. 46, n. 1-2, pp. 105-120. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.jstor.org/stable/26421165

HOPKINS, Susan. (2018). “Girl power-dressing: fashion, feminism and neoliberalism with Beckham, Beyoncé and Trump”. Celebrity Studies, v. 9, n. 1, pp. 99-104. [Consult. 12-06-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19392397.2017.1346052

HUME, David. (2005). História natural da religião. São Paulo, UNESP.

JOHNSON, Amber. (2014). “Confessions of a video vixen: my autocritography of sexuality, desire and memory”. Text and Performance Quarterly, v. 34, n. 2, pp. 182-200. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10462937.2013.879991

KEHRER, Lauron. (2019). “Who slays? Queer resonances in Beyoncé’s lemonade”. Popular Music and Society, v. 42, n. 1, pp. 82-98. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03007766.2019.1555896

MARTÍNEZ-JIMÉNEZ, Laura; GÁLVEZ-MUÑOZ, Lina; SOLANO-CABALLERO, Ángela. (2018). “Neoliberalism goes pop and purple: postfeminist empowerment from Beyoncé to Mad Max”. The Journal of Popular Culture, v. 51, n. 2, pp. 399-420. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jpcu.12671

MARTINS, Dana. (2016). “SNL e o dia que descobriram que a Beyoncé é negra (momentos preferidos)”. Conversacult. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em http://www.conversacult.com.br/2016/02/snl-e-o-dia-que-descobriram-que-beyonce.html

MASEMOLA, Michael K.; MAKOE, Pink. (2014). “Musical space as site of transculturation of memory and transformation of consciousness: the re affirmation of Africa in the black Atlantic assemblage”. Muziki, v. 11, n. 1, pp. 63-70. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/18125980.2014.893095

NACKED, Rafaela C. (2012). “Identidades em diáspora: o movimento black no Brasil”. Desenredos, v. 4, n. 12, pp. 1-11.

NEAL, Jocelyn R. (2020). “‘Tennessee whiskey’ and the politics of harmony”. Journal of Popular Music Studies, v. 32, n. 2, pp. 214-237. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://doi.org/10.1525/jpms.2020.32.2.214

OLUTOLA, Sarah. (2019). “I ain’t sorry: Beyoncé, Serena, and hegemonic hierarchies in lemonade”. Popular Music and Society, v. 42, n. 1, pp. 99-117. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03007766.2019.1555897

OSIEBE, Garhe. (2021). “Entrepreneurs in brown skins? Performing matter into contemporary black lives”. Journal of African American Studies, v. 25, pp. 367-382. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s12111-021-09544-4

PELÚCIO, Larissa. (2011). “Marcadores sociais da diferença nas experiências travestis de enfrentamento à AIDS”. Saúde e Sociedade, v. 20, n. 1, pp. 76-85. [Consult. 22-03-2025]. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000100010

PEREIRA, Isabela C. (2021). “Beyoncé e a construção da imagem de uma feminista negra”. Revista Miguel, Rio de Janeiro, n. 5. [Consult. 13-03-2023]. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/56057/56057.pdf

PÉREZ, Elizabeth. (2021). “The black Atlantic metaphysics of Azealia Banks: brujx womanism at the Kongo crossroads”. Hypatia, v. 36, n. 3, pp. 519-546. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://philpapers.org/rec/pretba-2

QUIJANO, Aníbal. (2005). “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”, in Lander, Edgardo. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires, CLACSO, pp. 120-145.

READ, Barbara. (2011). “Britney, Beyoncé, and me - primary school girls' role models and constructions of the 'popular' girl”. Gender and Education, v. 23, n. 1, pp. 1-13. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09540251003674089

REIS, Gabriela; CÉSAR, Waldimiro M. T.; ALVES, Elis Regina F. (2023). “Feminismo negro e interseccionalidade em ‘precisamos de novos nomes (2014)’, de Noviolet Bulawayo”. Em favor da igualdade racial, v. 6, n. 2, pp. 59-73. [Consult. 18-03-2023]. Disponível em https://periodicos.ufac.br/index.php/rfir/article/view/6675/4166

RODRIGUES, Paula. (2020). “Como Beyoncé se tornou fundamental para o debate sobre identidade negra”. ECOA UOL. [Consult. 13-03-2023]. Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/08/05/como-beyonce-se-tornou-fundamental-para-o-debate-sobre-identidade-negra.htm

ROGERS, Jamie Ann. (2020). “Diasporic communion and textual exchange in Beyoncé's lemonade and Julie Dash’s daughters of the dust”. Black Camera, v. 11, n. 2, pp. 130-157. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://muse.jhu.edu/article/757004/summary

SALZANO, Matheus (2020). “Lemons or lemonade? Beyoncé, killjoy style, and neoliberalism”. Womens Studies in Communication, v. 43, n. 1, pp45-66. [Consult. 12-06-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07491409.2019.1696434

SEBASTIÃO, Ana Angélica. (2010). “Feminismo negro e suas práticas no campo da cultura”. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as (ABPN), v. 1, n. 1, pp. 64-77. [Consult. 12-06-2023]. Disponível em https://abpnrevista.org.br/site/article/view/308/286

SILVA, Tainan M. G. S. (2017). “O colorismo e suas bases históricas discriminatórias”. Direito UNIFACS – Debate virtual, n. 201, pp. 1-19. [Consult. 23-03-2025]. Disponível em https://revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/view/4760/3121

SMITH, Christin; COLEMAN, Loren S. (2022). “Ancestor is king: the role of Afrofuturism in Beyoncé’s black is king”. Critical Studies in Media Communication, v. 39, n. 4, pp. 247-259. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15295036.2022.2038386

UTLEY, Ebony A. (2017). “What does Beyoncé mean to young girls?”. Journal of Popular Music Studies, v. 29, n. 2. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jpms.12212

VARGAS-TRUJILLO, Elvira. (2007). Sexualidad... mucho más que sexo: uma guía para mantener uma sexualidad saludable. Bogotá, Universidad de los Andes. [Consult. 29-03-2025]. Disponível em https://repositorio.uniandes.edu.co/server/api/core/bitstreams/dd748df6-e705-4c52-8fe9-94c6762bf994/content

WEIDHASE, Nathalie. (2015). “‘Beyoncé feminism’ and the contestation of the black feminist body”. Celebrity Studies, v. 6, n. 1, pp. 128-131. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19392397.2015.1005389

WELANG, Nahum. (2021). “The death and resurrection of Oshun in Beyoncé's lemonade: subverting the institutionalized borders of western Christian thought in American popular culture”. The Journal of Popular Culture, v. 54, n. 4, pp. 750-770. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jpcu.13050

WIEDLACK, Katharina. (2019). “In/visibly different: Melania Trump and the othering of Eastern European women in US culture”. Feminist Media Studies, v. 19, n. 8, pp. 1063-1078. [Consult. 12-06-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14680777.2018.1546205

WILLIAMS, Sherri. (2020). “The black digital syllabus movement: the fusion of academia, activism and arts”. Howard Journal of Communications, v. 31, n. 5, pp. 493-508. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10646175.2020.1743393

WINFREY, Maya; STINSON, Elizabeth. (2016). “Pulses from the multitude: virtuosity and black feminist discourse”. Women & Performance: a Journal of Feminist Theory, v. 26, n. 2-3, pp. 208-221. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0740770X.2016.1232885

YELIN, Hannah; PAULE, Michele. (2021). “‘The best thing about having Meghan join the royal family is that she actually has black in her’: girls making meaning around Meghan Markle, the monarchy and meritocracy”. Women’s Studies International Forum, v. 86, pp. 1-8. [Consult. 22-03-2023]. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0277539521000200

Downloads

Publicado

23-08-2025

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

Beyoncé e representatividade: análise de artigos científicos que pautam questões de raça, gênero e outros marcadores sociais. (2025). Simbiótica. Revista Eletrônica, 12(2), 258-285. https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i2.47297