Um espectador alien das obras "Sursum corda" e "Walhalla", de Anselm Kiefer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/58xq4641

Palavras-chave:

Anselm Kiefer, Edgar Morin, Schopenauher

Resumo

Os fatores históricos relacionados ao artista alemão Anselm Kiefer são cruciais para a compreensão de sua intuição poética. Com foco nas suas instalações "Sursum Corda" (2016) e "Walhalla" (1992-2016), este artigo busca refletir sobre a percepção de um espectador alien, desvinculado dos fatores históricos vivenciados por Kiefer, que nasceu em 1945 – último ano da 2ª Guerra Mundial –, ou a episódios semelhantes, mas também à mitologia nórdica e à liturgia cristã Católica.

Biografia do Autor

  • Samuel de Oliveira Costa, PMV/PPGA-UFES

    Mestrando do PPGA-UFES e graduado em música pela UFES. Músico multi-instrumentista, compositor. Professor de música e arte na educação básica de Vitória e Serra, Espírito Santo, Brasil. Assessor técnico na Coordenação de Práticas Integradoras da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação da Secretaria Municipal de Educação de Vitória.

Referências

ALS der Krieg in Donaueschingen zuende ging: Förster Remmeles sinnloser Tod im April 1945. 21 de abril de 2019. Disponível em: https://www.suedkurier.de/region/schwarzwald/donaueschingen/Als-der-Krieg-in-Donaueschingen-zuende-ging-Foerster-Remmeles-sinnloser-Tod-im-April-1945;art372512,10122422. Acesso em: 16 jun. 2024

DEWEY, John. Arte como experiência. Organização Jo Ann Boydston; editora de texto Harriet Furt Simon; introdução Abraham Kaplan; tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2010.

DIAS, R. M. Nietzsche e a Música. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

DONAUESCHINGEN. Luftkampf über dem Schwarzwald. 28 de março de 2016. Disponível em: https://www.schwarzwaelder-bote.de/inhalt.donaueschingen-luftkampf-ueber-dem-schwarzwald.4456817d-ac45-4de3-aa1d-d81f6061b1af.html. Acesso em: 16 jun. 2024.

EGAS, Olga; SERRA, Nathalia. A criatividade na educação contemporânea e no ensino da arte. In: SANMARTIN, Stela Maris (org.). Criatividade, educação e arte: potências e desafios; Luciano Tasso Filho, ilustrador. - 1. ed. - Vitória: UFES, Proex, pp. 135-155, 2021.

FEBRUAR 1945: Als die Apokalypse über Donaueschingen hereinbrach. 21 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.suedkurier.de/region/schwarzwald/donaueschingen/22-Februar-1945-Als-die-Apokalypse-ueber-Donaueschingen-hereinbrach;art372512,10448787. Acesso em: 16 jun. 2024.

JONES, Julia Clinton. Vahlhalla, the myths of norseland. New York, 1880. Disponível em: http://www.odins-gift.com/pclass/valhallamythsofn00jone.pdf. Acesso em: 16 jun. 2024.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução do francês Eliane Lisboa - Porto Alegre: Sulina 2008.

SANMARTIN, Stela Maris (org.). Criatividade, educação e arte: potências e desafios; Luciano Tasso Filho, ilustrador. - 1. ed. - Vitória: UFES, Proex, 2021.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: UNESP, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstellung II. Darmastadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1968.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Ciência: Formas de conhecimento – arte e ciência. Uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2007.

Downloads

Publicado

27-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Um espectador alien das obras "Sursum corda" e "Walhalla", de Anselm Kiefer. (2025). Revista Do Colóquio, 15(25), 38-55. https://doi.org/10.47456/58xq4641