Matthew Barney e a arte da restrição
interações entre corpo, processo e complexidade
DOI:
https://doi.org/10.47456/89zpep79Palavras-chave:
Matthew Barney, Drawing Restraint, arte contemporânea, resistênciaResumo
Este artigo investiga as relações entre corpo, resistência e pensamento complexo na série “Drawing Restraint”, de Matthew Barney. A partir do referencial teórico de Edgar Morin, exploramos como o conceito de restrição é mobilizado por Barney como um elemento gerador de processo artístico, transcendendo limites disciplinares e instaurando uma poética da fricção. Com uma abordagem multidisciplinar que envolve escultura, performance e cinema, a obra é analisada como um sistema complexo em que forças físicas, simbólicas e narrativas operam de forma interdependente. O pensamento complexo permite compreender a profundidade dessas relações, revelando como a arte de Barney instaura modos de existência atravessados por resistências, transformações e tensões criativas.
Referências
AGO – Art Gallery of Ontario. Matthew Barney: Drawing Restraint. Disponível em: https://ago.ca/exhibitions/matthew-barney-drawing-restraint. Acesso em: 01 jul. 2024.
ART MOVEMENTS. Decoding Matthew Barney: The Modern Art Visionary Behind the Cremaster Cycle. Disponível em: https://artmovements.net/decoding-matthew-barney-the-modern-art-visionary-behind-the-cremaster-cycle. Acesso em: 03 jul. 2024.
BARNEY, Matthew. Entrevista concedida a Tom Vanderbilt. Pin-Up Magazine, [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.pinupmagazine.org/articles/matthew-barney-interview. Acesso em: 02 jul. 2024.
DRAWING restraint. Drawing Restraint Project. Disponível em: http://www.drawingrestraint.net. Acesso em: 30 jun. 2024.
FRICHOT, Hélène. Matthew Barney’s Cremaster Cycle Revisited: Toward Posthuman Becomings of Man. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, v. 20, n. 1, p. 23–38, 2015.
GALENSON, David. The globalization of advanced art in the twentieth century. Working Paper 14005, National Bureau of Economic Research, May 2008. Disponível em: http://www.nber.org/papers/w14005. Acesso em: 24 jun. 2024.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2006.
OBRIST, Hans Ulrich. Matthew Barney: Drawing Restraint. Volume I, 1987–2002. Köln: Walther König, 2005.
STANGOS, Nikos. Conceitos da arte moderna. Tradução de Álvaro Cabral. Revisão técnica de Reynaldo Roels. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
ŞTEFĂNESCU, Mircea. The beginnings of modern art. Review of Artistic Education, n. 18, p. 255–261, 2019. DOI: 10.2478/RAE-2019-0028.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gilmar Monte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.



