Matthew Barney e a arte da restrição

interações entre corpo, processo e complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/89zpep79

Palavras-chave:

Matthew Barney, Drawing Restraint, arte contemporânea, resistência

Resumo

Este artigo investiga as relações entre corpo, resistência e pensamento complexo na série “Drawing Restraint”, de Matthew Barney. A partir do referencial teórico de Edgar Morin, exploramos como o conceito de restrição é mobilizado por Barney como um elemento gerador de processo artístico, transcendendo limites disciplinares e instaurando uma poética da fricção. Com uma abordagem multidisciplinar que envolve escultura, performance e cinema, a obra é analisada como um sistema complexo em que forças físicas, simbólicas e narrativas operam de forma interdependente. O pensamento complexo permite compreender a profundidade dessas relações, revelando como a arte de Barney instaura modos de existência atravessados por resistências, transformações e tensões criativas.

Biografia do Autor

  • Gilmar Monte, PPGA-UFES

    Artista sonoro, músico experimental e professor, natural do Espírito Santo, Brasil. É graduado em Letras, com especialização em Neurociência e Física da Consciência, e atua como professor de inglês desde 1996. Atualmente, é mestrando em Artes na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

27-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Matthew Barney e a arte da restrição: interações entre corpo, processo e complexidade. (2025). Revista Do Colóquio, 15(25), 71-86. https://doi.org/10.47456/89zpep79

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