A ruptura do processo de autorregulação e preponderância da sexualidade masculina por meio de artes homoeróticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/4yfjjw29

Palavras-chave:

estado moderno, sexualidade masculina, homoerotismo, psicogênese, sociogênese

Resumo

O artigo pretende faz uma análise da produção de pinturas homoeróticas e do seu potencial comunicativo e expressivo de desejos que rompam com o imaginário heteronormativo em torno dos corpos, pensamentos, desejos e produções artísticas. Será realizado uma discussão sobre a padronização dos desejos e da autorregulação promovida pela sociedade moderna através da cultura e das promoções estatais através das teorias de Norbert Elias com o objetivo de relacionar essas questões com a produção de artes do pintor Carlos Rodriguez.

 

Biografia do Autor

  • Simão Pedro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

    Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista atuante do PET Ciências Sociais e voluntário do PET Sa´úde e Equidade. Secretário da Comissão Maranhense de Folclore. Estuda e Pesquisa na área de gênero, principalmente nos seguintes temas: travestilidades, transfobia e travestis; homofobia, comportamentos e lógicas de relações homoeróticas; lutas territoriais e campesinato maranhense; masculinidades e saúde masculina.

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Publicado

27-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A ruptura do processo de autorregulação e preponderância da sexualidade masculina por meio de artes homoeróticas. (2025). Revista Do Colóquio, 15(25), 87-102. https://doi.org/10.47456/4yfjjw29

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