Sobre a Revista

A Revista Farol é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Espírito Santo. Como periódico da área de Artes, esta revista apresenta-se como um espaço complementar de disseminação da produção teórica sobre arte moderna e contemporânea, História da Arte e pesquisas relacionadas a esses campos.

Notícias

Chamada de trabalhos. Farol v. 21, n. 33 (2025). Dossiê. Fins possíveis: desvios contemporâneos e os artistas-do-comum

29-08-2025

“Somos filhos da época e a época é política.”

(Wisława Szymborska)

 

A arte contemporânea tem se debruçado sobre questões que transcendem os limites tradicionais da representação e propostas que se infiltram no tecido social, no cotidiano e nos espaços públicos. Se, como sugere Rancière, nada é político por si só, mas tudo pode ser político quando duas lógicas se encontram (a policial e a igualitária), então, a arte que emerge desse encontro pode tornar-se política ao reconfigurar a partilha do sensível, podendo ser engajada, disruptiva ou transformadora, mas sempre de modo indireto e contingente, mediada por modos de sensibilidade. Este dossiê convida à reflexão sobre as práticas artísticas que operam na interseção entre arte, vida cotidiana e política. Procuramos pela discussão de ideias que questionem as fronteiras entre produção estética, ativismo e convívio social. Inspirados por pensadores como Henri Lefebvre e sua concepção da arte de viver a cidade como obra de arte, propomos um olhar crítico sobre como as artes visuais, performáticas, sonoras e multidisciplinares têm sido mobilizadas para ressignificar o espaço público, promover encontros e dissolver as barreiras entre arte e vida. Interessa-nos, sobretudo, investigar: a existência e a permanência de poéticas ativistas em um regime estético cada vez mais absorvido pelo mercado e pela historiografia tradicional; as estratégias de ocupação e convivência em espaços urbanos, com foco na criação de comunidades temporárias ou permanentes; a figura dos artistas-do-comum e a utopia social; as revisitações críticas às rupturas históricas e sua reativação em contextos contemporâneos; a mercantilização da arte engajada e as contradições inerentes à sua institucionalização.

Fundo branco com silhueta em preto de homem de terno usando a obra "Máscara abismo com tapa-olho", de Lygia Clark, que consiste em uma tela de tecido costurada como saco, envolvendo a cabeça do home, que cai diante de seus olhos e é segurada pelas mãos. A tela liga-se a um saco plástico, como uma bolsa anexada. Na maior parte da imagem, sobre o fundo branco, lê-se as datas e título da chamada de trabalhos.

Nesse sentido, procuramos por artigos que discutam:

- Dissolução da arte na vida comum, práticas colaborativas e micropolíticas do convívio.

- Ocupação de espaços públicos, intervenções urbanas, ativismo espacial e direito à cidade.

- Poéticas do comum, artistas-do-comum, práticas coletivas e economias do compartilhamento.

- Crítica institucional e de mercado, absorção, resistência e revisão das estratégias ativistas pela historiografia e pelo sistema da arte.

- Novas leituras de velhas ruturas: reativação de conceitos como poiesis e práxis em escala social.

 

Este dossiê busca fomentar um diálogo plural e crítico sobre as potências e os limites da arte que se faz no encontro, no comum e no cotidiano.

 

Os trabalhos devem ser enviados através do site da Farol, com observação criteriosa das normas para submissão, até 10 de novembro de 2025.

 

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Edição Atual

v. 21 n. 32 (2025)
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Este número, rico em diversidade temática e geográfica, oferece um panorama instigante das inquietações contemporâneas, convidando leitoras e leitores a mergulhar em debates urgentes sobre identidade coletiva, espaço público, memória e as complexas relações entre sociedade e ambiente. A Seção Temática dessa edição, articulada a partir do I Simpósio sobre Paisagens Ribeirinhas, constitui um vigoroso dossiê dedicado às dinâmicas das cidades fluviais e costeiras. Coordenado por José Cirillo, reúne pesquisas de instituições brasileiras (UFES, USP), portuguesas (UCP Porto) e espanholas (Oviedo), explorando criticamente as transformações socioespaciais em áreas marginais. 

Publicado: 28-07-2025

Edição completa

Ensaios

  • We, singular plural (fragments of a conversation)

    Rodrigo Rebelo Silva
    10-22
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49313

Seção Temática

  • As margens no centro

    José Cirillo
    24-25
  • A Marginal de Leça da Palmeira. Deambulações no tempo e pelo espaço, rumo à “artequitetura” de Siza

    José Guilherme Abreu, Mário Mesquita
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49255
  • Dimensões da água

    Vladimir Bartalini
    59-75
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49256
  • Território expandido: Marcus Vinicius na Ilha da Pólvora, ES

    Rafael Gonçalves Marotto, José Cirillo
    76-89
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49258
  • Contra a correnteza: arte e resistência nas margens do Rio Santa Maria da Vitória

    Marcelo Gandini, Jovani Dala
    90-106
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49260
  • A Beira Mar, muito além de uma escultura: Dominga!

    Fabíola Fraga Nunes , Rodrigo Vianna Campagnaro
    107-121
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49273
  • A paisagem urbana da capital na primeira metade da década de 1970, o porto de Vitória, os monumentos públicos e a Educação, confluências

    Giuliano de Miranda, Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto
    122-134
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49274
  • Das redes fluviais à rede urbana: apontamentos sobre a dinâmica urbano-regional do Baixo Rio Doce

    Rômulo Croce , Eneida Maria Souza Mendonça
    135-151
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49275
  • A arquitetura religiosa norte-italiana e a paisagem ribeirinha de Alfredo Chaves - ES

    Juliana de Souza Silva Almonfrey
    152-169
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.46320
  • Caudal: a paisagem urbana no entorno do rio Itapemirim

    João Wesley de Souza, Ana Carolina Xavier
    170-191
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49276
  • Alegoria ou representação literal? Mulheres indígenas na arte pública capixaba

    Rosely Kumm, Jaqueline Torquatro de Oliveira, Júlia Mello
    192-207
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49277
  • Itapuã e suas maritimidades pesqueira e de paisagem sambaquieira, Vila Velha/ES

    Matheus Nascimento Nogueira, Martha Machado Campos
    208-232
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49278
  • Pela margem: uma reflexão sobre as margens e cartas de amor ao Rio Doce

    José Cirillo
    233-241
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49279
  • Horizontes líquidos: arte pública e transformação cultural nas margens

    Giovana Aparecida Zimermann Zimermann
    242-254
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49280

Artigos

  • Regresso a Tlalocan: divindades, ativismo e símbolos ancestrais da água na arte atual mesoamericana

    Renata Ribeiro dos Santos
    256-274
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49289
  • A construção de um sistema de espaços livres para Colatina, ES

    Renata Mattos Simões, Eneida Maria Souza Mendonça
    275-290
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49290
  • Ensaio sobre um recinto à beira-mar: processos transformativos da forma e vida urbana

    Martha Machado Campos
    291-317
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49291
  • Artes visuais afro-brasileiras na educação uma perspectiva negra para o ensino das artes nos anos iniciais

    Ivan Lima, Shirley Silva Ramos
    318-332
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.46881
  • O sentido arquitetônico na obra de Hélio Oiticica

    Simone Neiva, Alexandre Emerick Neves
    333-351
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.48877
  • Isso não é sobre mulher: “Oeste outra vez”

    Alana de Oliveira Ferreira, Fabiana Pedroni
    352-368
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49293
  • Arte e Política das Coisas A Curadoria de Bruno Latour e a Reconfiguração das Mediações na Era Contemporânea

    Victor Tuon Murari
    369-383
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.47436
  • Excentricidade territorial e programática: três programas de arte pública, em Portugal

    Laura Oliveira Castro
    384-401
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49684

Traduções

  • Nós, singular plural (fragmentos de uma conversa)

    Rodrigo Rebelo Silva
    403-416
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49296
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