ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES PARA ATUAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Bruna Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aline Keryn Pin Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Recentemente as universidades brasileiras tiveram que realizar reformas curriculares em seus cursos de licenciatura, em virtude do Decreto n° 5.626/2005, para capacitar os futuros professores a trabalhar com alunos surdos. Neste contexto, este trabalho buscou investigar como está ocorrendo a formação inicial de futuros professores para trabalhar com alunos surdos, inclusos no ensino regular. Para viabilizar o alcance do objetivo proposto, foi desenvolvido um questionário e aplicado aos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas, Ciências da Computação e Ciências Exatas, em dois campis de Universidades Federais do Paraná: UTFPR e UFPR. Com as análises dos dados verificou-se um pequeno avanço na preparação dos futuros professores para atuar na inclusão escolar. Contudo, os universitários ainda não se sentem preparados para trabalhar com alunos de inclusão, o que sugere uma reflexão tanto dos currículos quanto da forma com que o processo de inclusão é abordado na formação inicial. Desse modo, acreditamos que os licenciados se sentirão mais preparados para atuar não só com alunos atendidos pela Educação Especial como também com a diversidade educacional, cada vez mais presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua como Técnica Administrativa em educação na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.

Aline Keryn Pin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua como Docente do Magistério Superior e Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo.

Downloads

Publicado

2021-04-16

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo