ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) EM ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

Resumo

A educação se destaca dentre as várias áreas abrangidas pelas políticas públicas e sociais, uma vez que é vista como base para a transformação de qualquer realidade. Os Institutos Federais de Educação, por meio da Educação Profissionalizante, auxiliam nesta transformação de realidade pelo fato de propiciar uma profissão ao concluinte do Ensino Médio, ainda mais àqueles que mais precisam. Entretanto, para que haja equidade, a inclusão de pessoas mais vulneráveis ou com necessidades específicas deve ocorrer neste processo. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) é um núcleo de apoio a estes alunos, que objetiva promover e garantir a inclusão em todo processo de ensino e aprendizagem do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da mobilização de servidores da instituição, alunos estudantes e da própria comunidade. Diante disso, o presente artigo se propõe a esclarecer as funções e ações desse núcleo, por meio da análise do número de acompanhamentos realizados somado a um relato de caso, em que são destacadas as dificuldades de adaptação curricular necessárias às necessidades dos alunos com deficiência. Conclui-se que é necessária uma capacitação de professores e membros do NAPNE devido às dificuldades nas adaptações curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação (UERJ-UL), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escola, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR). Líder do Grupo o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória da Universidade Federal de Rondônia (MNEMOS). Docente do Departamento de Ciências da Educação Universidade Federal de Rondônia

Augusto Barbosa Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2015), com período sanduíche no Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC) da Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico (2012-2013). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2017). Atualmente cursa Mestrado em Educação Escolar na Universidade Federal de Rondônia e é professor do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Calama.

Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (2013), onde participou de algumas atividades extracurriculares que permitiram desenvolver algumas habilidades. Possui pós-graduação na área de Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2016). Trabalhou na Secretaria de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, onde foi coordenadora do departamento de Arquitetura e Engenharia, desde então teve experiências com projetos arquitetônicos, todos os complementares, orçamentos, planejamento de obras, fiscalização de obras, acompanhamento de processos para aprovação em vários órgãos municipais, estaduais e federais, acompanhamento de procedimentos licitatórios e organização de equipe. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tenológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Porto Velho Calama e coordenadora do curso de Engenharia Civil.

Downloads

Publicado

2021-04-16

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo