O TRABALHO COLABORATIVO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS COM AUTISMO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.

Autores

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é apresentar uma reflexão a respeito do trabalho colaborativo como proposta entre os docentes e profissionais da educação de modo a adequar as situações que demandam atendimento a jovens alunos com autismo, no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes). Os autores tecem as reflexões com o apoio teórico dos textos de Vygotsky e Bakhtin. Análises são realizadas com base na literatura e na empiria, ou seja, práxis que emergem a partir de experiências do cotidiano. Acreditamos que este estudo possa encorajar os profissionais da educação a trabalharem sempre mais em parceria, uma vez que a interação entre as pessoas as torna mais fortalecidas em seu desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Fernanda Ferreyro Monticelli, Ufes

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recentemente atuou como professora de Educação Especial no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – IFES, na cidade de Santa Teresa.

Felipe Saiter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Cariacica.

Adriana Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Vitória. Experiência em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais no Ensino Infantil, Fundamental, Médio. Atualmente é professora substituta no Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, na cidade de Cariacica.

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Publicado

2021-04-16

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo