Por que as pessoas trocam de smartphone, mesmo que estejam em perfeito estado de funcionamento?

Why do people change their smartphones, even if they are in perfect working order?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47017

Palavras-chave:

ensino por investigação, obsolescência planejada, autoestima

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência de uma sequência didática investigativa, aplicada em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, no município de Rio Bananal, Espírito Santo, Brasil. Buscou-se levar aos alunos a compreensão sobre o verdadeiro motivo do consumo de smartphones, com ênfase para o consumo juvenil, identificando as ações de obsolescência planejada das empresas e as consequências ambientais e sociais desse tipo de estratégia de vendas. Os dados foram levantados por meio da aplicação de uma sequência didática investigativa em uma turma do Ensino Médio, onde os alunos realizaram pesquisas sobre o conceito da obsolescência programada, associando os dados à frequência de troca de aparelhos celulares pelos jovens. Além disso, realizou- se uma autoavaliação do próprio consumo, identificando a influência desse comportamento na autoestima juvenil e os impactos ambientais relacionados ao consumo induzido de diversos produtos por meio da obsolescência planejada. Ao término das aulas, os adolescentes foram capazes de identificar como são induzidos ao consumo, bem como os danos que o consumismo desorientado causa em sua autoestima. Além disso, foram capazes de produzir materiais para alertar outros jovens sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Carolina Diniz Silva Marchiore, Profbio/Ceunes/Ufes

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (2005), especialização em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006) e especialização em Educação ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2007). Atualmente é Professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e Bióloga da Prefeitura Municipal de Governador Lindenberg.

  • Marcos da Cunha Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas

    Sou graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestre e Doutor em Entomologia (Tese em Ecologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1999 e 2007, respectivamente). Atuo no ensino superior desde 2001 e entre 2009 e 2013 atuei como professor adjunto no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde desempenhei as seguintes funções: - Autor e tutor do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais; - Orientador no Programa de mestrado em Gestão de Políticas Públicas; - Assessor de meio ambiente e sustentabilidade do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Atualmente, sou professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, onde desempenho as seguintes funções: - Coordenador do Laboratório de Educação Ambiental/Núcleo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Biologia; - Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO - Nucleado na UFMG); - Diretor de Interlocução com a Sociedade pela Pró-Reitoria de Extensão.UFES. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: - Educação ambiental; - Ecologia e conservação da biodiversidade; - Ensino de ciências e Biologia; - Divulgação e popularização das ciências.

  • Diógina Barata, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo (2004) e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo (2008). Atualmente é professor 3o. grau da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: algas marinhas bentônicas, espírito santo, ensino de biologia, taxonomia e ecologia. Atua na área de Educação Ambiental, realizando projetos e publicando nos temas: Educação Ambiental e políticas públicas, Justiça Ambiental e Educação Ambiental nos contextos de ensino formal e não formal.

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Publicado

26-10-2025

Como Citar

Por que as pessoas trocam de smartphone, mesmo que estejam em perfeito estado de funcionamento? Why do people change their smartphones, even if they are in perfect working order?. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 115-128. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47017

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